PROGRAMA ASSOCIADO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PAPGEF)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ANA DENISE DE SOUZA ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA DENISE DE SOUZA ANDRADE
DATA: 10/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Online via Zoom: https://us02web.zoom.us/j/82218424077?pwd=UDA4ZXloU05iczgzbURjMThue Dk1dz09

ID da reunião: 822 1842 4077
Senha de acesso: 211324


TÍTULO: VALIDADE E ACURÁCIA DE EQUAÇÕES GENERALIZADAS PARA ESTIMAR A CARGA DE UMA REPETIÇÃO MÁXIMA NO AGACHAMENTO COM PESOS LIVRES DE HOMENS E MULHERES
PALAVRAS-CHAVES: treinamento baseado na velocidade; sexo; velocidade do movimento; treinamento de força.
PÁGINAS: 48
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO: O objetivo do estudo foi determinar a acurácia das equações generalizadas para estimar a carga de 1 RM no agachamento com pesos livres de homens e mulheres. Participaram do estudo 21 homens (24,45 ± 4,35 anos; 1,77 ± 0,07 metros; 80,26 ± 8,35 kg; tempo de prática: 3,40 ± 3,10 anos) e 21 mulheres (25,22 ± 3,06 anos; 1,64 ± 0,05 metros; 64,27 ± 7,49 kg; tempo de prática: 3,49 ± 2,32 anos). O estudo ocorreu em 2 dias, com intervalo de ~72h. A familiarização com o exercício agachamento com pesos livres ocorreu no 1° dia e, no segundo dia, foi realizado o teste incremental no exercício proposto. A velocidade propulsiva média (VPM) foi mensurada durante o teste. A predição de 1RM foi realizada por meio de equações generalizadas: geral (a partir da amostra do estudo) e proposta por Pareja-Blanco et al., a partir das VPM relativas a ~50% e ~80% de 1RM. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva. A relação carga-velocidade foi testada por meio da regressão linear (L) e polinomial (P). As diferenças entre sexos foram avaliadas por meio do teste t e tamanho do efeito e, para comparar o 1RM real e os valores preditos, utilizou-se ANOVA de medidas repetidas e post hoc de Bonferroni. O nível de concordância entre o 1RM real e predito foi testado por meio do coeficiente de correlação intra-classe (CCI) e diagrama de Bland-Altiman. Foram identificados bons ajustes na relação carga-velocidade de homens (L: R² = 0,9628; EPE = 0,0553 m/s; P: R² = 0,9630; EPE = 0,0553 m/s) e mulheres (linear: R² = 0,9327; EPE = 0,0595 m/s; R² = 0,9328; EPE = 0,0595 m/s). Os homens imprimiram maior velocidade de deslocamento da barra em cargas relativas ≤ 90% de 1RM em comparação às mulheres (p = 0,005 – 0,03; TE = 0,67 – 1,07). Não houve diferença significativa entre o 1RM real e predito por equações gerais (50% e 80%), independente do modelo de regressão utilizado. Contudo, houve diferença significante (p < 0,001) para o 1RM predito pela equação de Pareja-Blanco. Houve concordância e baixo viés ( MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIANO DE SOUZA FONSECA
Presidente - 3068425 - FABIO YUZO NAKAMURA
Interno - 1066708 - LEONARDO DE SOUSA FORTES