PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: PALOMA CARDOZO GURGEL

DISCENTE: PALOMA CARDOZO GURGEL
DATA: 27/06/2018
LOCAL: Sala 502
TÍTULO: RELAÇÃO DO ESTRESSE PSICOLÓGICO COM A SAÚDE FÍSICA EM CUIDADORES INFORMAIS DE PESSOAS COM DEMÊNCIA
PALAVRAS-CHAVES: Cuidadores familiares; Demência; Resiliência; Saúde Física; Sobrecarga.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Tratamento e Prevenção Psicológica
ESPECIALIDADE: Programas de Atendimento Comunitário
RESUMO: O ser humano busca manter a homeostase visando uma relacao harmoniosa com o seu meio. No entanto, agentes estressores podem alterar esse equilibrio. O estresse pode ocorrer dentro dos limites fisiologicos, e ate ser considerado necessario em determinadas situacoes. Todavia, em situacoes excessivas pode causar danos ao organismo. O mecanismo desse processo e regulado pelo eixo hipotalamico-hipofisario-adrenal (HHA). A demencia e uma sindrome clinica que afeita progressivamente o desempenho das atividades da vida diaria. Assim, a pessoa com demencia precisa da assistencia continua e prolongada de um cuidador (familiar ou amigo) para manter as atividades cotidianas. A dinamica envolvida nesse processo de cuidar pode desencadear situacoes favoraveis ao estresse. As evidencias cientificas demonstram que realizar essa atividade pode deixar a pessoa sobrecarregada, ou com estresse psicologico, ao se sentir sem capacidade para lidar com as dificuldades da pessoa com demencia, e comprometer a saude e bem-estar do cuidador. Esta pesquisa se faz necessaria a medida que cuidadores informais de pessoas com demencia podem apresentar alteracoes na saude fisica e psicologica, relacionadas as atividades de cuidar do portador da demencia. Sendo assim, este estudo objetiva avaliar a relacao entre estresse psicologico e a sua influencia sobre a saude fisica, a resiliencia, a ansiedade e a depressao em cuidadores informais de pessoas com demencia. Trata-se de um estudo Ex-Post Facto (correlacional), que foi realizado com 160 cuidadores informais de pessoas com demencia que sao atendidos no Servico de Neuropsicologia do Envelhecimento (SENE) e no Laboratorio de Doencas Neurodegenerativas (LAND), ambos da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). A coleta de dados ocorreu por meio da aplicacao de Questionario Sociodemografico (QS) e Escalas Validadas (EVs) para avaliacao da: Saude Fisica, Ansiedade, Depressao, Sobrecarga e Resiliencia. A pesquisa foi submetida em 07/12/2017 a analise para emissao de parecer do Comite de Etica em Pesquisa da UFPB, via cadastrado na Plataforma Brasil, e aprovada sob CAAE: 80971217.3.0000.5188. Ressalta-se que para a efetivacao desta pesquisa foram atendidas todas as exigencias contidas na Resolucao 466/12 do Conselho Nacional de Saude, que trata das pesquisas envolvendo seres humanos. Participaram da pesquisa 160 cuidadores informais de pessoas com demencia que se apresentaram sobrecarregados e com a saude fisica e psicologica afetada pelo ato de cuidar da Pessoa com Demencia (PcD), bem como apresentaram determinados niveis de ansiedade e depressao. A existencia de grupos de apoio na comunidade, de momentos de relaxamento, como o ato de ouvir musicas e momentos de meditacao, exercicios de respiracao e ate mesmo o envolvimento em atividades como yoga, pilates, danca, e exercicios aerobicos permitem a desconcentracao do cotidiano, culminando em um envolvimento de lazer e autocuidado mental, facilitando a descarga emocional do estresse. Essas intervencoes promovem beneficios tanto para o cuidador, quanto para o paciente, pois para uma assistencia de qualidade e necessario que o cuidador esteja bem consigo mesmo(a). Dessa forma trazendo ao convivio, momentos de diversao e alegria que permitem descarregar o cansaco e tristeza que atormentam o cuidador e ainda assim auxiliar o doente que esta ligado sentimentalmente ao seu cuidador.
Presidente - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA