PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: LAIS CABRAL DA COSTA

DISCENTE: LAIS CABRAL DA COSTA
DATA: 30/05/2018
LOCAL: sala 404 - B CCHLA da Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: Funções Executivas e prematuridade: análise neuropsicológica em escolares
PALAVRAS-CHAVES: Funcionamento executivo; nascimento pré-termo; infância.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: A prematuridade e considerada um fator de risco para o feto e pode estar associada a varias complicacoes que decorrem ao longo do desenvolvimento do sujeito. Devido a maturacao incompleta do cerebro no periodo gestacional, esses individuos possuem maior susceptibilidade a deficits durante o desenvolvimento, como problemas no funcionamento executivo. A relacao entre funcoes executivas e prematuridade vem sendo amplamente estudada por varios pesquisadores, entretanto ainda nao ha um consenso se todas as habilidades sao prejudicadas e se esses possiveis defices persistem ao longo do tempo. Dessa forma, o objetivo do presente estudo foi analisar o perfil executivo de criancas prematuras em idade escolar atraves de tarefas que avaliam quatro componentes de funcoes executivas (memoria de trabalho, controle inibitorio, flexibilidade cognitiva e fluencia verbal). Participaram da pesquisa 40 criancas, sendo 20 nascidas antes de 34 semanas de gestacao (grupo clinico) e 20 nascidas apos 37 semanas de gestacao (grupo controle), de ambos os sexos, na faixa etaria de 8 a 11 anos de idade. Para alcancar os objetivos propostos pelo estudo foi utilizado um questionario sociodemografico com os pais ou responsaveis, a Matrizes Progressivas Coloridas de Raven e o SNAP-IV, que atenderam os criterios de inclusao e exclusao dos sujeitos. Na avaliacao das funcoes executivas foram utilizados o Teste de 5 Digitos, Digit Span, Paradigma Go/No Go, Neupsilin: instrumento de avaliacao neuropsicologica breve (apenas a tarefa que avalia fluencia) e Blocos de Corsi. Os resultados indicaram diferencas no perfil do funcionamento executivo entre os grupos de escolares pre-termo e a termo, visto que as criancas de nascimento prematuro apresentaram escores mais baixos nas tarefas de memoria de trabalho (auditiva e visuoespacial), controle inibitorio e fluencia verbal, quando comparadas as criancas de nascimento tipico. No que se refere a flexibilidade cognitiva foi possivel observar que o grupo de criancas realizou a tarefa em mais tempo e cometendo mais erros, entretanto na analise geral obteve um maior escore. Alem disso, nao houve diferencas nas funcoes executivas dentro do grupo de prematuros. Os resultados sugerem que (1) a prematuridade tem relacao com o baixo desempenho em tarefas de memoria de trabalho, controle inibitorio, e fluencia verbal; (2) os niveis de prematuridade nao indicaram diferencas no desempenho das tarefas de funcoes executivas; (3) e a prematuridade apresentou relacao com o tempo de execucao e quantidade de erros da tarefa de flexibilidade cognitiva, sem no entanto diferir do desempenho observado em criancas nascidas a termo. Conclui-se os resultados encontrados no presente estudo sustentaram em parte a hipotese de que a interrupcao do periodo gestacional e um fator de risco para desenvolvimento de criancas em idade escolar, uma vez que os torna vulneraveis ao surgimento de problemas no funcionamento executivo.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO