PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: ALANA NATALICIA VASCONCELOS DE ARAUJO

DISCENTE: ALANA NATALICIA VASCONCELOS DE ARAUJO
DATA: 26/03/2018
LOCAL: Sala 512
TÍTULO: INVESTIGAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIDEPRESSIVA DO ORTO- EUGENOL EM MODELOS COMPORTAMENTAIS DE DEPRESSÃO INDUZIDOS POR DEXAMETASONA
PALAVRAS-CHAVES: Orto-eugenol, Depressão, Dexametasona, Fenilpropanoide, Mecanismo de ação.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A depressao e um transtorno do humor grave, recorrente e incapacitante. Acredita-se que sua etiologia seja resultado de varias anormalidades que interagem com fatores ambientais, sendo o estresse o principal fator ambiental com impacto para o surgimento da doenca. Os oleos essenciais possuem uma variedade de compostos bioativos, como os fenilpropanoides. Estes possuem distintas atividades farmacologicas, como ansiolitica, anti-inflamatoria, anticonvulsivante e antidepressiva, dentre outras. O orto-eugenol e um fenilpropanoide, analogo estrutural sintetico do eugenol, o qual ja apresentou diversas atividades farmacologicas, entre as quais a atividade antidepressiva. No entanto, a ausencia de pesquisas sobre a possivel atividade antidepressiva do orto-eugenol incentivou a realizacao deste trabalho. O presente estudo investigou a potencial atividade antidepressiva do orto-eugenol em camundongos femeas adultas submetidas ao modelo de estresse induzido pela dexametasona. Para investigar o perfil antidepressor do orto-eugenol, os animais foram pre-administrados com dexametasona (64μg/kg s.c.) 3h30min antes da realizacao dos testes comportamentais de suspensao da cauda, borrifagem de sacarose e campo aberto, o orto-eugenol (50, 75 e 100 mg/kg i.p) e a imipramina (10 mg/kg i.p.) foram administrados 30 minutos antes dos testes. No teste de suspensao da cauda o grupo dexametasona diminuiu o tempo de imobilidade dos animais, ja o orto-eugenol na dose de 50 mg/kg aumentou o tempo de imobilidade compativel com a droga padrao imipramina. No parametro latencia para imobilidade o orto eugenol nas doses de 50 e 75 mg/kg foram capazes de diminuir a latencia em comparacao com o grupo dexametasona. Em seguida os animais foram avaliados no teste de borrifagem de sacarose, onde o orto-eugenol (50 e 100 mg/kg) aumentou o tempo de grooming similarmente a imipramina. No parametro latencia para o grooming o grupo dexametasona aumentou a latencia, e as tres doses do orto-eugenol e a imipramina diminuiram. Por ultimo, os animais foram submetidos ao teste do campo aberto para avaliar o numero de cruzamentos, tempo no centro do campo, numero de rearing e latencia para o rearing. O grupo dexametasona diminuiu o numero de cruzamento e de rearings quando comparado ao salina, porem nao alterou a latencia para o rearing nem o tempo no centro. O orto-eugenol nas doses de 50 e 75 mg/kg e a imipramina aumentaram o numero de cruzamentos e de rearings, e nao alteraram a latencia para o rearing e o tempo no centro. Na avaliacao dos possiveis mecanismos de acao do orto-eugenol, foi o escolhido o teste da suspensao na cauda na dose de 50 mg/kg, que apresentou melhores efeitos nos testes descritos. A administracao do antagonista SC23390, evidenciou a participacao dos receptores dopaminergicos D1 na atividade antidepressiva do orto-eugenol, como tambem dos receptores α1-adrenergico com uso do antagonista prazosin e, dos receptores serotoninergicos 5-HT2A/2C com o uso do antagonista ritanserina. Os achados demonstram que o protocolo da dexametasona foi capaz de induzir a depressao-simile, e que o orto-eugenol nao interferiu na atividade locomotora dos animais e apresentou uma relevante atividade antidepressiva por meio dos receptores dopaminergicos D1, α1-adrenergicos e serotoninergicos 5-HT2A/2C.
Presidente - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA