PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: ALCIRA DE LOURDES TEOTONIO CAVALCANTI

DISCENTE: ALCIRA DE LOURDES TEOTONIO CAVALCANTI
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Auditório 412 do CCHLA, UFPB
TÍTULO: Elaboração e Validação de um Instrumento de Rastreio para o Transtorno Dismórfico Corporal
PALAVRAS-CHAVES: Transtorno Dismórfico Corporal; Dismorfofobia; Psicometria; Avaliação Neuropsicológica.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: O Transtorno Dismorfico Corporal (TDC), de acordo com o DSM-5, e um transtorno no qual os individuos que sofrem com ele veem deformacao corporal em uma ou mais partes de si mesmos. Tal transtorno esta caracterizado dentro do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), por causa de suas comorbidades. O foco em uma anomalia corporal e o seu diferencial diagnostico. No entanto, o TDC e subdiagnosticado e, com isso, aumenta-se a intensidade dos sintomas que podem levar os individuos que sofrem com este transtorno a cometer suicidio. Tendo em vista a necessidade de avaliacao precoce deste transtorno, esta pesquisa teve como objetivo elaborar e obter evidencias de validade e fidedignidade do Instrumento de Rastreio para o Transtorno Dismorfico Corporal (IRTDC). Para isso, inicialmente, a pesquisa foi apresentada ao Comite de Etica em Pesquisa, recebendo aprovacao para execucao no protocolo n° 2.089.447. O estudo foi dividido em tres etapas, a saber: (1) elaboracao de 80 itens para o IRTDC, alem de analise semantica e de juizes; (2) estudo piloto com amostra (conveniencia) de 169 estudantes universitarios; e (3) estudo final com uma amostra de 612 sujeitos divididos em 3 grupos (universitarios, estudantes do Ensino Medio e sujeitos clinicos). Na primeira etapa nao houve modificacoes dos itens do instrumento. Todavia, apos as analises psicometricas realizadas (Analise de Componentes Principais e Teoria de Resposta ao Item), no estudo piloto, houve a perda de 47 itens cujos coeficientes psicometricos nao foram adequados. Alem disso verificou-se a unidimensionalidade do instrumento. No estudo final o instrumento passou por Analise Fatorial Exploratoria (AFE), Confirmatoria (AFC) e analise dos itens por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), alem de obtencao de evidencias de validade de criterio. Outras analises de comparacao de grupos foram realizadas, alem de analises de correlacao e de regressao. Concluiu-se que o instrumento e valido em termos fatoriais exploratorios e confirmatorios (GFI = 0,999; AGFI = 0,999; TLI = 0,992; CFI = 0,993; PGFI = 0,846; RMSEA = 0,080) e fidedigno (Alfa = 0,965). Os itens do instrumento tambem apresentaram bons parametros de dificuldade e discriminacao de acordo com a TRI. Ainda, o instrumento apresentou evidencias de validade de criterio externo, pois conseguiu diferenciar os sujeitos do grupo clinico, com maior pontuacao media (87,05) dos grupos universitarios (56,95) e estudantes do Ensino Medio (73,09). Alem disso, tambem foram encontradas evidencias que demonstraram que o IRTDC conseguiu diferenciar a pontuacao dos homens e mulheres, tanto no grupo geral quanto no grupo clinico, nos quais os homens pontuaram menos e mais respectivamente. Finalmente, foram encontrados resultados que permitem afirmar que a idade prediz o TDC de forma negativa, ou seja, quanto menor a idade, maior a pontuacao no IRTDC, explicando 21,4% da predicao para o construto. Concluiu-se que o IRTDC apresentou evidencias de validade e fidedignidade para utilizacao em pesquisas.
Presidente - 1668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO