PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA MARIA RODRIGUES DA SILVA
DATA: 20/06/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 502
TÍTULO: Avaliação dos Déficits de Domínios de Atividade e Participação em Pessoas com Comprometimento Cognitivo Leve e Demência: Novo Instrumento Baseado no Desempenho Funcional
PALAVRAS-CHAVES: Escalas baseadas em desempenho funcional; atividades complexas da vida diária; Comprometimento Cognitvo Leve; demência leve; psicometria.
PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: O modelo de funcionalidade da OMS foi desenvolvido para permitir avaliacao da funcionalida/incapacidade de forma globalizada e padronizada. Pode ser utilizado em varias condicoes de deficiencias que gerem dificuldade para executar as atividades do cotidiano. Pessoas com comprometimento cognitivo leve (CCL) e demencia demostram deficits funcionais que comprometem a qualidade de vida e autonomia. No CCL, ha inconsitencias quanto aos criterios diagnosticos e as caracteristicas dos declinios na funcionalidade, havendo poucas escalas de avaliacao funcional para esse grupo clinico e as que sao utilizadas atualmente possuem ineficientes propriedades psicometricas. Nao existe um instrumento de avaliacao funcional que seja de referencia para CCL e demencia. As medidas de avaliacao de desemepnho funcional que sao aplicados em situacao real parecm ser mais sensiveis em detectar declinios da funcionalidade em CCL e demencia leve, dessa forma e recomendado a construcao e validacao desse tipo de instrumento. Diante disso, o estudo objetivou construir e validar uma escala de avaliacao direta da funcionalidade para pessoas com CCL e demencia leve. Para isso foi utilizada uma amostra de 43 sujeitos, sendo 14 sem comprometimento cognitivo, 15 com CCL e 14 com demencia, a idade variou de 58 a 85 anos e os sujeitos das sindromes clinicas foram diagnosticados por um grupo clinico composto de geriatra, neurologistas e neuropsicologos. Foi aplicada a DAD, em todos os informantes dos sujeitos da pesquisa e em seguida, a escala de avaliacao objetiva do desemepnho funcional (FOPAS) foi utilizada nos grupos. A analise dos dados foi realizada usando o IBM- Statistical Package for the Social Sciences versao 25 para executar testes de confiabilidade, analise fatorial exploratoria, correlacao de Pearson, ANOVA de um fator e o qui quadrado para variaveis categoricas; o programa Medcalc versao 18.2.1 foi utilizado para tracar a curva roc e definir a sensibilidade e especificidade da FOPAS. Os resultados mostraram que a FOPAS e um instrumento de avaliacao de atividades complexas da funcionalidade confiavel e valido para diferenciar sujeitos saudaveis de pessoas com CCL e demencia. Os dominios mais comprometidos nas comparacoes entre CCL e demencia foram manejo com financas, alimentacao e uso de medicamento, alem disso, o grupo CCL cometeu mais erros de acao que controles e foi melhor que demencia. Entretanto, quanto ao tempo para executar a FOPAS, nao foi encontrada diferencas significativas entre CCL e demencia. Os achados do presente estudo foram promissores, evidenciando a FOPAS como um instrumento sensivel em detectar as diferencas entre os grupos clinicos estudados, podendo ser utilizado na pratica clinica e pesquisa para auxiliar diagnosticos e guiar intervencoes.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO
Interno - 049.323.024-60 - SUELLEN MARY DOS SANTOS ANDRADE - UFPB
Externo ao Programa - 1860347 - BERLA MOREIRA DE MORAES
Externo ao Programa - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL