PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA LEMOS NEGRI RIQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELA LEMOS NEGRI RIQUE
DATA: 27/09/2018
LOCAL: 512 (CCHLA)
TÍTULO: RITMO CIRCADIANO, SONO E COMPORTAMENTO ALIMENTAR EM INDIVÍDUOS OBESOS PRÉ E PÓS CIRURGIA BARIÁTRICA
PALAVRAS-CHAVES: Sono, Comportamento Alimentar, Metabolismo, Cirurgia Bariátrica, Obesidade.
RESUMO: A obesidade representa atualmente uma das maiores ameaças à saúde humana. A prevalência vem aumentando de forma considerável em paralelo com a redução da quantidade de horas de sono na sociedade moderna. Estudos associam a má qualidade e restrição do sono ao aumento do IMC. Comportamentos alimentares inadequados como os presentes na síndrome alimentar noturna (SAN) e no transtorno de compulsão alimentar periódica (TCAP) apresentam papel relevante na gênese e manutenção da obesidade, associando-se, por vezes, a um menor sucesso terapêutico (clínico e/ou cirúrgico) da mesma. A cirurgia bariátrica representa hoje a forma mais eficaz de intervenção na obesidade, provocando perda de peso efetiva a longo prazo e melhora das comorbidades. As conexões, no entanto, entre cirurgia bariátrica, comportamento alimentar, metabolismo e ciclo sono-vigília em humanos permanecem pouco compreendidas. Assim, este projeto de pesquisa objetiva investigar parâmetros clínicos e neurofisiológicos associados ao sono/vigília e comportamento alimentar de indivíduos obesos antes e após a cirurgia bariátrica. O estudo será do tipo transversal, quase experimental, descritivo e analítico com abordagem quantitativa. A amostra será por conveniência constituída por 15 pacientes obesos atendidos em avaliação pré-operatória para cirurgia bariátrica em uma clínica privada. Os parâmetros clínicos e neurofisiológicos serão avaliados através de exames laboratoriais, polissonografia, questionário padrão para identificação de Cronotipos, Questionário Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh, Escala de Sonolência de Epworth, Questionário da Síndrome do Comer Noturno e Escala de Compulsão Alimentar Periódica. Os participantes serão avaliados entre a 1a e a 4a semana antes da cirurgia (Etapa pré-operatória) e entre o 3o e o 6o mês após a cirurgia bariátrica (Etapa pós-operatória). Os resultados serão analisados através de análise estatística descritiva e inferencial utilizando Programa Estatístico SPSS Statistics versão 22.0. Espera-se encontrar relações entre cirurgia bariátrica e o ciclo sono-vigília, respostas metabólicas e comportamentais em pessoas obesas, contribuindo de forma sistemática e ampla para tratamento e prevenção da obesidade, melhorando a qualidade de vida da população.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS