PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: IKLA LIMA CAVALCANTE

DISCENTE: IKLA LIMA CAVALCANTE
DATA: 30/05/2018
LOCAL: Sala 1 - IPEFARM
TÍTULO: AVALIAÇÃO COMPORTAMENTAL NÃO CLÍNICA DO METILEUGENOL EM MODELOS DE DEPRESSÃO INDUZIDA POR DEXAMETASONA COM FÊMEAS x
PALAVRAS-CHAVES: Metileugenol, Depressão, Dexametasona, Fenilpropanoide, Mecanismo de ação.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Estimulação Elétrica e com Drogas; Comportamento
RESUMO: Considerado um transtorno de humor grave, a depressao tem sido considerada incapacitante em muitos casos. Estudos tem evidenciado que o estresse tem sido importante para o surgimento desta patologia e que junto a varias outras condicoes ambientais e anormalidades propiciam tal evento. Deste modo, busca-se sempre melhorar as formas de tratamento, de maneira que propicie melhor eficiencia aos pacientes acometidos. Tendo isso em vista, os oleos essenciais apresentam um grande numero de compostos bioativos, como os fenilpropanoides. Estes possuem distintas atividades farmacologicas, como ansiolitica, anti-inflamatoria, anticonvulsivante e antidepressiva. O metileugenol e um fenilpropanoide, analogo estrutural do eugenol, o qual ja exibiu diversas atividades farmacologicas, entre as quais a atividade anestesica. Assim, a escassez de pesquisas sobre a atividade antidepressiva do metileugenol incentivou a realizacao deste trabalho. A presente pesquisa investigou a potencial atividade antidepressiva do metileugenol em camundongos femeas adultas submetidas ao modelo de estresse induzido pela dexametasona. Para isso, os animais receberam uma pre-administracao de dexametasona (64μg/kg s.c.) 3h30min antes da realizacao dos testes comportamentais de suspensao da cauda, splash test e campo aberto, o metileugenol (25, 50 e 100 mg/kg i.p) e a imipramina (10 mg/kg i.p.) foram administrados 45 minutos e 30 minutos, respectivamente antes dos testes. No teste de suspensao da cauda, para o parametro latencia para imobilidade o metileugenol na dose de 50 foi capaz de diminuir a latencia em comparacao com o grupo dexametasona. E para o tempo de imobilidade, o metileugenol na dose de 50 e 100 mg/kg diminuiu o tempo de imobilidade compativel com a droga padrao imipramina. Em seguida os animais foram avaliados no splash test, no parametro latencia para o grooming as doses de 25 e 50 mg/kg de metileugenol e a imipramina diminuiram essa latencia. E para as doses de 25 e 50 mg/kg, e imipramina aumentaram o tempo de grooming quando comparados ao grupo de animais que receberam exclusivamente dexametasona. Por fim, foi realizado o teste de campo aberto, no qual foi possivel averiguar o numero de cruzamentos, tempo no centro do campo, numero de rearing e latencia para o rearing. O metileugenol nas doses de 25, 50 e 100 mg/kg e a imipramina aumentaram o numero de cruzamentos; e na dose de 50 mg/kg aumentou a porcentagem de tempo de permanencia no centro do campo aberto quando comparados com a dexametasona. Quanto a latencia para o rearing, a dose de 50 mg/kg de metileugenol diminuiu a latencia, e nao foram encontradas diferencas significativas entre os grupos avaliados para o numero de rearing. Na avaliacao dos possiveis mecanismos de acao do metileugenol, foi usado o teste da suspensao na cauda na dose de 50 mg/kg, que apresentou melhores efeitos nos testes descritos. A administracao do antagonista SC23390, evidenciou a participacao dos receptores dopaminergicos D1 na atividade antidepressiva do metileugenol, como tambem dos receptores α1-adrenergico com uso do antagonista prazosin e, dos receptores serotoninergicos com o uso um inibidor da sintese de serotonina - PCPA. Os achados demonstram que o protocolo da dexametasona foi capaz de induzir a depressao-simile, e que o metileugenol nao interferiu na atividade locomotora dos animais e apresentou uma relevante atividade antidepressiva por meio dos receptores dopaminergicos D1, α1-adrenergicos e serotoninergico.
Presidente - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Interno - 6336328 - REINALDO NOBREGA DE ALMEIDA