PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: JAYSTON WINSTON JOSE SOARES NEVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAYSTON WINSTON JOSE SOARES NEVES
DATA: 28/03/2018
HORA: 14:00
LOCAL: sala de videoconferencia
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE O USO DE ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL Up-Regulation e Down-Regulation EM UMA TAREFA ATENCIONAL COM DISTRATORES EMOCIONAIS
PALAVRAS-CHAVES: Regulação Emocional, Atenção, Estímulo emocionais
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: Para o estudo da regulacao emocional – RE e necessaria uma compreensao previa acerca das emocoes. Gross & Thompson (2007) definem a emocao como uma tendencia de resposta comportamental, experiencial e fisiologica, que em conjunto influencia a forma como os individuos respondem a situacoes significativas. Para ajustar as emocoes a determinadas situacoes utiliza-se de diversas estrategias para a regulacao da emocao. As estrategias escolhidas devem permitir a modificacao das emocoes adequando-as a mudanca de ambientes internos ou externos (Aldao & Nolen-Hoeksema, 2012). E possivel diminuir o impacto de emocional de uma situacao ou pensamento atraves da diminuicao da atencao dada a esta emocao. Segundo Sternberg (2000) a atencao e o meio pelo qual se processa ativamente uma quantidade limitada de informacao a partir da enorme quantidade de informacao disponivel por meio dos sentidos, da memoria armazenada e de outros processos cognitivos. Distratores emocionais podem interferir na resposta para a tarefa atencional. Hipotetizou-se que os sujeitos que utilizassem predominantemente das estrategias de regulacao descendente (down-regulation) como estrategia de regulacao emocional apresentariam melhor desempenho na tarefa de julgamento e discriminacao para os estimulos distratores negativos, em relacao aos sujeitos que utilizassem predominantemente da estrategia de regulacao ascendente (up-regulation) como estrategia de RE; Os estimulos distratores emocionais negativos apresentariam um efeito maior do que os estimulos neutros nos sujeitos para o tempo de reacao e erros/acertos para a tarefa atencional. Para tanto foi avaliado o desempenho dos participantes do estudo em uma tarefa atencional de julgamento e discriminacao em funcao de suas estrategias de RE. Os resultados apresentados indicaram que os estimulos distratores emocionais negativos influenciaram no tempo de reacao e na taxa de erros dos participantes. Nao foram observadas correlacoes significativas entre as estrategias de RE e o desempenho na tarefa atencional
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1140014 - MIRIAN GRACIELA DA SILVA STIEBBE SALVADORI
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES
Externo à Instituição - SONIA MARIA GUEDES GONDIN