PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: MAIANE DAIARA LINS BARRETO

DISCENTE: MAIANE DAIARA LINS BARRETO
DATA: 24/09/2018
LOCAL: Sala de Reuniões - CCHLA
TÍTULO: Investigação do efeito antidepressivo-símile do ácido cafeico e seu possível mecanismo de ação.
PALAVRAS-CHAVES: Depressão, Nado Forçado, Ácido Caféico, Estresse Oxidativo, Monoaminas.
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Farmacologia
SUBÁREA: Neuropsicofarmacologia
RESUMO: A depressao e um transtorno psiquiatrico com elevada incidencia. O tratamento utiliza farmacos que agem por mecanismos diversos, sendo dotados de efeitos indesejados que, em muitos casos, diminuem a adesao do paciente ao tratamento. Isto tem incentivado a busca por novos farmacos e o reino vegetal tem sido investigado neste sentido. Os acidos fenolicos sao uma classe de metabolitos secundarios e dividem-se em: acidos hidroxibenzoicos e hidroxicinamicos. Os acidos hidroxicinamicos, representados pelo acido cafeico (AC), estao presentes em varios alimentos e bebidas, como o cafe, erva mate, maca, ameixa e cereais. Estudos mostram que o AC tem propriedades antiinflamatoria, antimutagenica, antibacteriana, anticarcinogenica e antidepressiva. Esta ultima atividade, no entanto, ainda nao e bem caracterizada e este fato levou ao desenvolvimento deste trabalho, o qual teve como objetivo avaliar o efeito antidepressivo-simile do AC, por meio de testes comportamentais e neuroquimicos. Foram utilizados camundongos Swiss machos (protocolo CEUA/UFPB n. 119/2017), provenientes da Unidade de Producao Animal da Universidade Federal da Paraiba – UPA/UFPB. Os animais foram divididos em grupos compostos por seis camundongos, que foram tratados por via oral com salina, AC 25, 50 e 100 mg/kg e por via intraperitoneal com imipramina 30 mg/kg, e submetidos aos testes do campo aberto e nado forcado. Para investigar o possivel mecanismo de acao, AC foi administrado isoladamente (0,5 mg/kg, v.o.) e em associacao aos antidepressivos bupropiona (0,1 mg/kg, i.p.), fluoxetina (0,1 mg/kg, i.p.) e imipramina (1 mg/kg, i.p.) em animais submetidos ao nado forcado. Em adicao foram realizadas analises neuroquimicas para determinar a concentracao estriatal de monoaminas e a concentracao hipocampal de nitrito e TBARs. Resultados mostraram que a administracao de AC nao alterou a atividade locomotora dos animais no campo aberto; por outro lado, o composto reduziu de forma significativa e dose-dependente o tempo de imobilidade dos animais no nado forcado. Este efeito foi potencializado na presenca de bupropiona e imipramina, mas nao de fluoxetina. O tratamento com AC (25 mg/kg, v.o.) reduziu a concentracao hipocampal de nitrito, mas nao de TBARs. Por fim, a administracao oral do composto aumentou significativamente a concentracao de dopamina, mas nao de noradrenalina, no estriado de animais submetidos ao teste do nado forcado. Tomados em conjunto, os resultados sugerem que o efeito antidepressivo-simile do AC parece depender, pelo menos em parte, do aumento da concentracao estriatal de monoaminas, em especial, a dopamina e da reducao da concentracao hipocampal de nitrito.
Presidente - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS