PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCO ANTONIO DE OLIVEIRA COSTA
DATA: 15/03/2018
LOCAL: Sala de Reunioes do CCHLA
TÍTULO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE TESTE DE ASSOCIAÇÃO IMPLÍCITA PARA PREFERÊNCIA DE COMPRA ENTRE PROPAGANDAS COM E SEM APELO SEXUAL
PALAVRAS-CHAVES: Teste de Associação Implícita; Preferência Compra; Estudo de Validação
RESUMO: Na contemporaneidade as empresas a nível mundial enfrentam o grande desafio de construir estratégias de venda para criar valor às suas marcas, assim, utilizam de apelo sexual em suas propagandas para apreender a atenção dos consumidores para os seus produtos e serviços. Porém, as medidas explícitas apresentam dificuldades na avaliação do efeito dessas ações no comportamento do consumidor, enquanto que o Teste de Associação Implícita (TAI) se mostra como uma tentativa de superar essas dificuldades acessando as reais preferências dos consumidores. O estudo tem como objetivo construir e validar um teste de associação implícita para preferência de compra entre propagandas com e sem apelo sexual. A amostra será composta por 60 universitários, 30 do sexo masculino e 30 do sexo feminino, que integram o alunado de uma universidade de João Pessoa – PB. A coleta de dados ocorrerá em duas etapas, ambas online e recebidas por e-mail ou redes sociais. Na primeira, será solicitado ao participante que acessasse o link para responder o TAI online. Na segunda etapa, ao final do TAI, o participante será encaminhado para o link referente ao questionário sociodemográfico, Escala de Rastreamento de dependência de sexo, Escala de Compra Compulsiva de Richmond e a Escala Visual Analógica para Preferência de Compra. Na condição de resteste os participantes que iniciaram pela primeira etapa começarão pela segunda etapa e vice-versa. Os dados serão tabulados e as análises estatísticas serão realizadas com o auxílio do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Após a análise dos dados serão efetuadas reflexões sobre os mesmos, visando verificar a evidência da eficácia do apelo sexual em propagandas pelo TAI.
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES