PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: VALFRÊDO FELINTO CARDOSO FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALFRÊDO FELINTO CARDOSO FILHO
DATA: 27/04/2018
HORA: 15:30
LOCAL: sala 404b
TÍTULO: EVOCAÇÃO DE MEMÓRIAS AUTOBIOGRÁFICAS E ESTRATÉGIAS DE REGULAÇÃO EMOCIONAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: regulação emocional, reavaliação cognitiva, supressão expressiva, palavras, memória autobiográfica.
PÁGINAS: 48
RESUMO: A memória autobiográfica é o tipo de memória de longo prazo inserida na categoria de memórias declarativas ou memórias explícitas, ao lado das memórias semântica e episódica, se distinguindo destas em termos de suas funções, especificidades e regiões corticais. A regulação emocional refere-se a descrição de estratégias cognitivas utilizadas no manejo das emoções, no que diz respeito a suas características de duração, intensidade e valência, frente aos diversos estímulos ambientais com os quais os indivíduos se deparam no cotidiano. Objetivos:identificar a relação entre o processo de evocação da memória autobiográfica e as estratégias de regulação emocional: reavaliação cognitiva e supressão emocional. Método: o presente estudo visa comparar os resultados dessas relações aferidas em duas fases do estudo: a primeira com o uso de estimulação visual pela apresentação de palavras isoladas, distribuídas em grupos de valências positivas, negativas e neutras; a segunda fase, utilizando a estimulação auditiva através da exposição de narrativas previamente gravadas, concedidas pelos participantes já na primeira fase do estudo. Na primeira fase serão utilizados como instrumentos, o Inventário Beck de Depressão (BDI), o Inventário Beck de Ansiedade (BAI), o Teste de Memória Autobiográfica (TMA), Self Assessment Manikin, Questionário de Regulação Emocional (ERQ); ao passo que na segunda fase serão utilizados os instrumentos Questionário de Memória Autobiográfica (QMA) e a Escala de dificuldades de Regulação Emocional (DRES). Pretende-se identificar e analisar possíveis relações entre o processo de evocação da memória autobiográfica e as estratégias de regulação emocional, fazendo uma comparação entre os resultados de dois procedimentos distintos, a partir dos estimulação visual e auditiva
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - SUELY DE MELO SANTANA