PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR HUGO DIAS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VICTOR HUGO DIAS PEREIRA
DATA: 30/07/2019
LOCAL: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais
TÍTULO: Impacto da escolaridade no declínio das funções executivas
PALAVRAS-CHAVES: função executiva, escolaridade, neuropsicologia
RESUMO: Funções executivas (FE) são processos cognitivos integrados capazes de nortear o indivíduo para a execução de uma ação com um propósito. São processos organizados e executados no dia-a-dia. As FE são voluntárias e de alta complexidade, sendo divididas em três componentes: flexibilidade, atualização e inibição. As FE apresentam relações diretas com o envelhecimento, quanto mais avança a idade maior é o declínio no desempenho das FE; e com o desempenho acadêmico, apresentando influências direta em habilidades acadêmicas, proporcionando a reserva cognitiva. O presente estudo tem como objetivo analisar o impacto da continuidade dos estudos no declínio do desempenho das funções executivas em adultos com desenvolvimento típico. A amostra será composta de 120 adultos, de ambos os sexos e na faixa etária de 30 a 55 anos de idade, sem comprometimento cognitivo, divididos entre grupo experimental e grupo controle. Os seguintes instrumentos serão utilizados na pesquisa: Questionário Sóciodemográfico, Teste Não Verbal de Inteligência Geral (BETA III), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI). Serão realizadas seis tarefas com a finalidade de analisar as funções executivas: Plus–minus, Number-Letter, Keep Track, Letter- memory, Antisaccade, Stop Signal. A participação de todos correrá de forma voluntária e iniciará após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O presente projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética do Centro de Ciências Médicas da UFPB. Para obtenção dos resultados serão realizadas as seguinte análises: Análise fatorial exploratória, Correlação de Pearson, Teste t, Regressão linear simples e Regressão logística múltipla.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO