PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA CANDIDO DO VALE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA CANDIDO DO VALE MELO
DATA: 25/03/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Multimeios do CCHLA
TÍTULO: MEMÓRIA DE TRABALHO VISUAL: ANÁLISE EM CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: memória visual, autismo, neuropsicologia
PÁGINAS: 29
RESUMO: As funções executivas são habilidades que, integradas e complementares, possibilitam ao sujeito organizar seu comportamento a fim de atingir determinada meta. Dentre estas se encontra a memória de trabalho, que promove oarmazenamento ativo e temporário de informações utilizadas durante a realização de umaatividade. Um tipo específico refere-se à memória de trabalho visual, responsável por armazenar e manusear informações visuais relevantes durante um curto espaço de tempo. A amostra do estudo será composta de crianças com Transtorno do Espectro Autista, cuja patologia é de caráter neurodesenvolvimental,englobando prejuízos sociais, comportamentais e de comunicação ao sujeito. Neste sentido, o presente estudo tem por objetivo analisar o desempenho em memória de trabalho visual de crianças com e sem Transtorno do Espectro Autista. Pretende-se que participem 40 crianças, divididas em dois grupos (com e sem o transtorno), na faixa etário dos 4 aos 6 anos, que responderão aos instrumentos “Desenho da Figura Humana (DFH)”, questionário sóciodemográfico, “Tarefa N Back Visual” e a “Tarefa Informatizada de Memória de Trabalho para Crianças” (TIMTraC). Após coleta dos dados, estes passarão por análise estatística: análise descritiva dos dados gerais, teste de normalidade da amostra, escolha do instrumento adequado para análise de diferença significativa entre os grupos (Test t ou Mann Whitney), a depender do resultado do teste de normalidade. Espera-se com a execução deste projeto traçar um perfil executivo da memória de trabalho visual em crianças de 4 a 6 anos com Transtorno do Espectro Autista em relação às crianças em desenvolvimento típico; bem como se considera alcançar a validade do instrumento TIMTraC para avaliação de grupo típico e clínico, uma vez testado e comparado a instrumento tipicamente utilizado para avaliação da memória de trabalho visual (n back).
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo à Instituição - MÔNIA APARECIDA DA SILVA