PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIDIANNE LAYANNE MEDEIROS DE ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIDIANNE LAYANNE MEDEIROS DE ARAUJO
DATA: 16/08/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Bloco de Pós-graduação de Educação Física e Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde
TÍTULO: EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA ASSOCIADA À PRÁTICA DE MINDFULNESS SOBRE A ASSIMETRIA DE ONDAS ALFA EM PACIENTES COM MIGRÂNEA CRÔNICA
PALAVRAS-CHAVES: Migranea; Eletroencefalograma; Eletroestimulação transcraniana por corrente contínua; Mindfulness; Onda alfa.
PÁGINAS: 49
RESUMO: A migrânea é um tipo de cefaleia primária, que apresenta dor de intensidade forte a moderada, com crises que podem recorrer até semanalmente, e que ocasiona prejuízo à qualidade de vida e produtividade do indivíduo. A terapêutica usual para esse quadro consiste no uso de fármacos que apresentam eficácia variável e vários efeitos colaterais indesejados. Com isso, buscam-se estratégias terapêuticas alternativas que amenizem as crises de migrânea como a prática de Mindfulness e a eletroestimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Normalmente a avaliação dos resultados das terapias tende a ser avaliada de forma subjetiva através de auto relatos dos pacientes já que exames da condição fisiológica costumam ser caros e/ou invasivos. Com o surgimento de aparelhos de EEG portátil de baixo custo abre-se a possibilidade de se avaliar o efeito das terapias para migrânea de forma mais objetiva, barata e não invasiva. Assim, o presente estudo objetiva identificar as alterações da assimetria alfa frontal frente às intervenções de Mindfulness e ETCC e analisar a relação entre essas alterações e a percepção subjetiva de melhora dos pacientes, além de validar o uso do EEG portátil Muse para fins de pesquisa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - MARCELO MARCOS PIVA DEMARZO