PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA HONORIO AZEVEDO GALVÃO DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIANA HONORIO AZEVEDO GALVÃO DE ARAÚJO
DATA: 28/08/2019
LOCAL: Sala 512
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA FUNÇÃO VISUAL E MORFOLOGIA RETINIANA NA DOENÇA DE PARKINSON
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson; Tomografia de Coerência Óptica; Angiotomografia de Coerência Óptica; Limiar de Sensibilidade ao Contraste; Biomarcadores
RESUMO: A doença de Parkinson (DP) é uma desordem neurodegenerativa, crônica, progressiva e incapacitante. O diagnóstico é feito geralmente na fase tardia da doença, dificultando o tratamento e controle dos sintomas. Alterações visuais têm sido relatadas na DP em uma fase pré-clínica, antes dos sintomas motores clássicos. Este é um estudo quase experimental ex post facto que pretende avaliar alterações funcionais e estruturais no sistema visual de pacientes com DP, e correlacionar os dados com o estágio da doença, sua duração e o tratamento. Para isso, selecionaremos participantes de ambos os sexos; com faixa etária entre 55-85 anos; diagnosticados com DP, de acordo com os critérios UK Brain Criteria; e indivíduos controle. As avaliações serão realizadas no Hospital Universitário Lauro Wanderley e no Laboratório de Percepção, Neurociências e Comportamento (LPNeC), ambos na Universidade Federal da Paraíba - Campus I, assim como no Hospital Visão, também localizado em João Pessoa-PB. Os participantes serão submetidos: 1) a anamnese; 2) exame neurológico completo, com classificação na escala de Hoehn e Yahr; 3) Miniexame do Estado Mental; 4) exame oftalmológico completo; 5 )Tomografia e Angiotomografia de Coerência Óptica da retina (OCT e OCT-A), utilizando o DRI-OCT-1; e 6) medida do limiar de contraste acromático, utilizando o software Metropsis. Para a análise dos dados será utilizado o software Predictive Analytics Software (PASW, v. 18.0), com aplicação de testes estatísticos paramétricos e não paramétricos, além da análise descritiva das variáveis clínicas, considerando nível de significância p<0,05. Dessa forma, nosso objetivo é realizar um estudo combinado de alterações visuais estruturais e funcionais, com medidas quantificáveis, e assim, avaliar tais exames como biomarcadores potenciais da doença.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS