PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUANA DIAS SANTIAGO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUANA DIAS SANTIAGO
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Auditório da Pós-Graduação em Educação Física e Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da Unive
TÍTULO: Eletroestimulação Transcraniana por Corrente Contínua associada à prática de Mindfulness como um método profilático na sintomatologia dolorosa em pacientes com Migrânea Crônica
PALAVRAS-CHAVES: Terapia por estimulação elétrica; Mindfulness; Transtornos de enxaqueca; Cefaleias primárias
RESUMO: A migrânea crônica é uma doença de difícil diagnóstico, fisiopatologia ainda indefinida, cuja sintomatologia afeta a qualidade de vida e os afazeres diários da pessoa acometida levando a incapacidade momentânea. Este estudo é um ensaio clínico controlado de grupo paralelo randomizado, que selecionará pacientes de ambos os sexos, com idade entre 18-65 anos, diagnosticados como portadores de migrânea crônica, de acordo com a terceira edição da Classificação da Sociedade Internacional de Cefaleias (ICHD-3). Este estudo será realizado no Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências (LABEN) da Universidade Federal da Paraíba, onde serão aplicadas as sessões de eletroestimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e, conjuntamente, áudios com práticas de mindfulness em um total de doze sessões que ocorrerão ao longo de quatro semanas. Também será incentivado o cultivo do exercício de mindfulness através do fornecimento de gravações semanais para utilização diária por todo período do tratamento, em um total de quatro áudios (um por semana). Como biomarcador das ondas cerebrais antes e após a intervenção, serão analisadas medidas fisiológicas através da realização de eletroencefalograma (EEG). Como desfecho primário, utilizaremos o questionário MIDAS (avaliação da incapacidade da enxaqueca) e para desfechos secundários o questionário HIT-6 (teste do impacto da dor de cabeça) e o FFMQ-BR ( questionário das cinco facetas de mindfulness). Todos os três questionários, bem como o EEG, serão efetuados no início e no final do tratamento. Logo em seguida, os participantes começarão o tratamento. Analisaremos todos os dados através do programa SPSS (Statistical Package for Social Sciences) 25.0 para software e, a partir da avaliação da normalidade dos dados, serão aplicados testes estatísticos paramétricos e/ou não paramétricos, além da análise descritiva das variáveis clínicas. Será considerada com nível de significância p<0,05. Baseando-se na grande utilização da ETCC em portadores de dor crônica, bem como nos benefícios já comprovados da prática de mindfulness também neste perfil de pacientes -uma vez que ambas são técnicas consideradas eficazes, de baixo custo e portáteis, tem-se como objetivo principal avaliar se a ETCC associada, simultaneamente, a mindfulness oferece resultados satisfatórios na profilaxia dolorosa para utilização em pacientes com quadro clínico da enxaqueca crônica.
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 2745539 - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO