PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO JÚNIOR SOUZA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO JÚNIOR SOUZA SILVA
DATA: 05/12/2019
LOCAL: Sala de Video Conferência do CCHLA
TÍTULO: NEUROSAÚDE: UMA INTERVENÇÃO BREVE DE MINDFULNESS COM APLICATIVO MÓVEL PARA REDUÇÃO DE ESTRESSE E ANSIEDADE EM UNIVERSITÁRIOS.
PALAVRAS-CHAVES: Mindfulness; Estresse; Ansiedade; Intervenções online.
RESUMO: A entrada na vida acadêmica traz para o estudante universitário um conjunto de mudanças que podem gerar cargas de estresse e ansiedade muito mais altas e prevalentes do que em outros grupos, e visto que esses fatores são considerados desencadeantes e predisponentes para várias outras doenças, esse se torna um fator muito preocupante. Esse trabalho será um ensaio clinico randomizado com estudantes universitários brasileiros de ambos os sexos, que terá como objetivo geral investigar a eficácia de duas intervenções breves de mindfulness disponibilizadas via aplicativos móveis na redução do estresse e ansiedade. A pesquisa como um todo será realizada em ambiente virtual, ou seja, a divulgação, recrutamento e as intervenções que serão realizadas através de duas versões similares do aplicativo Neurosaúde criado com o intuído de servir como plataforma para as intervenções propostas. As intervenções possuem uma estrutura parecida constituídas em 4 sessões assíncronas (vídeos) de aproximadamente 30 minutos liberadas semanalmente dentro do percurso de 4 semanas, e a cada semana, em conjunto com o vídeo os participantes receberam gravações com exercícios de atenção guiada que serão convidados a realizar durante a semana. Como medida de desfecho primário será utilizado a Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21) e para desfechos secundários o Questionário das Cinco Facetas de Mindfulness (FFMQ-BR) a Escala de Autocompaixão (SCS-BR), o Questionário Sócio Demográfico que tem o objetivo de caracterizar os participantes da pesquisa e o Questionário de adesão as práticas de mindfulness que tem a finalidade de avaliar a frequência das práticas realizadas. Todas as medidas serão aplicadas em três momentos distintos: pré e pós intervenção, e no Follow-up de 4 semanas, exceto o Questionário de adesão as práticas de mindfulness que será aplicado semanalmente.
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Externo à Instituição - MARCELO MARCOS PIVA DEMARZO