PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: PAULO FRASSINETTI DELFINO DO NASCIMENTO

DISCENTE: PAULO FRASSINETTI DELFINO DO NASCIMENTO
DATA: 02/03/2020
LOCAL: Sala 408B
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DE ESTÍMULOS AFETIVOS SOBRE A INTEGRAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA E PROCESSAMENTO COGNITIVO EM UMA TAREFA DE COMPATIBILIDADE ESTÍMULO-RESPOSTA
PALAVRAS-CHAVES: Efeito de Compatibilidade Estímulo-Resposta; Reações de Aproximação e Afastamento; Valência Afetiva.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Experimental
ESPECIALIDADE: Estados Subjetivos e Emoção
RESUMO: Estímulos emocionais são importantes fontes biológicas de informação processadas de forma rápida e precisa que influenciam o comportamento do indivíduo devido a facilitações e inibições que ocorrem em vários níveis do sistema sensório-motor. Além deste, a relação espacial entre o local de resposta e a posição do estímulo também possui efeito sobre o comportamento, visto que o sujeito tende a apresentar latências motoras menores e respostas mais precisas quando sua ação motora é compatível com a posição espacial do objeto alvo (resposta ipsilateral), do que na condição oposta (resposta contralateral). Reações de aproximação e afastamento foram propostas para explicar a modulação do efeito de compatibilidade espacial em função da valência afetiva dos estímulos. Utilizando o protocolo experimental Affective Spatial Correspondence task (AffSCt) desenvolvido por Conde et al. (2011), o presente estudo objetivou avaliar como e se estímulos afetivos de diferentes contextos influenciam a integração sensório-motora e o processamento cognitivo em uma tarefa de compatibilidade espacial. Sessenta e quatro voluntários foram submetidos a dois Experimentos cujo estímulos foram os nomes dos candidatos presidências do Brasil em 2018 e as palavras “viver” e “morrer”. No Experimento 1, os nomes dos candidatos favoritos e rivais (preferência do eleitor) e no Experimento 2 (palavras viver e morrer), foram apresentados à esquerda ou à direita do centro da tela e duas regras de mapeamento foram usadas. No Mapeamento 1, os participantes fizeram uma resposta ipsilateral com o nome do candidato favorito/viver e uma resposta incompatível com o nome do candidato rival/morrer. No Mapeamento 2 a regra foi revertida. Os tempos de reação foram submetidos a ANOVA e análises distribucionais que revelaram que as respostas para a regra de mapeamento 1 foram mais rápidas do que para a regra de mapeamento 2, e mais rápidas para o estímulo positivo no Experimento 1. Todavia, no Experimento 2, as respostas foram mais rápidas para o estímulo negativo (morrer). Além disso foi identificado que os mecanismos ativadores e supressores relacionados ao processamento e integração das características relevantes para a respostas (valência afetiva, localização espacial do estímulo e da tecla de resposta), necessitam de tempo para serem eficazes, principalmente os relacionados a supressão. Portanto, conclui-se que não apenas figuras e/ou imagens são capazes de influenciar o comportamento do sujeito, mas palavras também possuem carga emocional suficiente para modular a resposta; e que também não basta apenas que os estímulos possuam polaridades diferentes (antagonismo) para que essa influência ocorra, visto que a capacidade modulatória dependerá do nível (intensidade) da carga emocional atribuída a ele pelo indivíduo.
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1657913 - NELSON TORRO ALVES