PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JUCIANNY SALES SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JUCIANNY SALES SILVA
DATA: 23/03/2020
LOCAL: Sala 512 CCHLA
TÍTULO: Estudo dos Possíveis Efeitos Ansiolíticos do Óleo Essencial de Rosa Damascena
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade. Aromaterapia. Óleos Essenciais. Rosa damascena.
RESUMO: A ansiedade representa um problema de saúde pública significativo em todo o mundo, e, em especial no Brasil, considerado o país com o maior número de pessoas ansiosas pela Organização Mundial de Saúde, estimando-se que cerca de 9,3% da população (18,6 milhões de pessoas) apresenta o transtorno. O tratamento da ansiedade geralmente é feito por meio de fármacos, dentre eles os benzodiazepínicos, que podem causar uma série de efeitos indesejáveis aos pacientes, incluindo quadros de tolerância e dependência medicamentosa. Devido a isso, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde estão sendo cada vez mais utilizadas como ferramenta para redução dos níveis de ansiedade e estresse. Nesse grupo, destaca-se a aromaterapia, que se trata de uma terapia holística, embasada cientificamente, centrada no uso de óleos essenciais em diversas enfermidades, visando a promover a saúde integral. Dentre os óleos essenciais, pode-se citar o de Rosa damascena, utilizado em medicina complementar e integrativa para diferentes propósitos por milhares de anos. Assim, esse estudo tem como objetivo analisar os possíveis efeitos de uma intervenção em aromaterapia em estudantes universitários, com o OE de Rosa damascena, no tratamento de sintomatologia ansiosa frente a eventos estressores. Trata-se de um estudo experimental, do tipo ensaio farmacológico clínico randomizado, duplo-cego, a ser realizado na Universidade Federal da Paraíba, em João Pessoa. Os instrumentos a serem utilizados na pesquisa serão: Questionário Sociodemográfico, Teste da Simulação do Falar em Público (TSFP), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE-T e IDATE-E), óleo essencial de Rosa damascena, máscaras cirúrgicas, esfigmomanômetro de pulso e oxímetro. Serão recrutados 60 participantes, alocados de forma aleatória em dois grupos, experimental e controle, cada um contendo 15 homens e 15 mulheres. O experimento será desenvolvido em sessões individuais, em sala apropriada na UFPB, pelo período de 7 (sete) dias consecutivos. Inicialmente, cada participante será submetido aos inventários e questionário, bem como terá os parâmetros fisiológicos mensurados (Pressão Arterial Sistêmica, Frequência Cardíaca, Frequência Respiratória e Saturação de Oxigênio Sanguíneo); em seguida, será exposto a 4 gotas da substância (óleo essencial de Rosa damascena para o grupo experimental e óleo mineral para o grupo placebo) em máscara cirúrgica, com inalação durante 5 minutos; então, será submetido ao TSFP; posteriormente, terá parâmetros fisiológicos e psíquicos reavaliados; ao final dos sete dias de exposição, será submetido novamente ao BAI. Para a análise estatística dos resultados, deverá ser utilizado o GraphPadPrism (version 6.00, GraphPad Software Inc., San Diego, CA, USA). Mediante os resultados, serão definidos os testes estatísticos mais adequados para dados paramétricos e não paramétricos. Os resultados serão considerados significativos quando apresentarem um nível de significância abaixo de 5% (p< 0,05). Como desfecho primário espera-se que os estudantes universitários em estado ansioso apresentem redução dos sintomas ansiosos após inalação do OE de Rosa damascena. Espera-se, ainda, que haja uma diferença significativa entre o grupo ativo e o grupo controle. Justifica-se a importância desse estudo, pois, apesar de existirem pesquisas sobre o efeito ansiolítico do OE de Rosa damascena em animais, ainda são poucos os estudos randomizados e controlados publicados sobre sua eficácia na diminuição dos sintomas ansiosos em humanos.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE