PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÍVIA MARIA TRINDADE DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÍVIA MARIA TRINDADE DE SOUZA
DATA: 23/03/2020
LOCAL: Sala 512 CCHLA
TÍTULO: Avaliação do efeito ansiolítico do óleo essencial de citrus aurantium L. em universitários
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade, Aromaterapia, Univerisários, Citrus aurantium
RESUMO: O ingresso na universidade envolve mudanças significativas e por isso esses estudantes têm sido constantemente avaliados pela comunidade científica, visto que eles tem apresentado altos níveis de sintomas associados a ansiedade, o que dificulta o desempenho acadêmico. A ansiedade é uma emoção inerente a todos os seres humanos, consiste em estados complexos de medo e desconforto, na qual, o indivíduo encontra-se diante de situações que estão além de suas habilidades. Envolve alterações fisiológicas como o aumento da frequência cardíaca, sudorese, e manifestações psicológicas como tensão e apreensão. Este estudo tem como objetivo avaliar o efeito do óleo essencial (OE) de Citrus aurantium L. sobre os sintomas da ansiedade, por meios de métodos utilizando medidas fisiológicas e psicológicas. Trata-se de um estudo experimental, do tipo ensaio farmacológico clínico agudo randômico, duplocego. Dessa forma, espera-se que os universitários, participantes desta pesquisa, após inalação do OE de Citrus Aurantium L. apresentem controle e redução da ansiedade quando submetidos ao modelo de indução de ansiedade experimental, o Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP).
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE