PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN CRISTINA PUGLIANE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KAREN CRISTINA PUGLIANE
DATA: 30/03/2020
HORA: 14:30
LOCAL: vídeo conferência
TÍTULO: EFEITOS DA DESSINCRONIZAÇÃO INTERNA PELO PROTOCOLO T22 EM PARÂMETROS COMPORTAMENTAIS RELACIONADOS À MEMÓRIA, ANSIEDADE E DEPRESSÃO DE RATOS WISTAR AO LONGO DA ONTOGÊNESE
PALAVRAS-CHAVES:
PÁGINAS: null
RESUMO: A dessincronização circadiana está associada a prejuízos no metabolismo, imunidade, desempenho físico e cognitivo, tanto em humanos como em modelos animais. Nos ratos da linhagem Wistar, assim como em outros mamíferos, o sistema circadiano conclui o seu desenvolvimento no período pós-natal. As consequências de alterações precoces na ritmicidade em etapas posteriores da ontogênese ainda não são completamente compreendidas. O objetivo do presente estudo foi avaliar a atividade locomotora e parâmetros do comportamento ansioso, depressivo e memória de ratos Wistar adultos submetidos ao protocolo de dessincronização forçada interna no início da vida. Para isso, os animais foram expostos ao ciclo claro/escuro simétrico de 22 horas (11 horas claro/ 11 horas escuro- protocolo T22) durante dois momentos da ontogênese: infância e adolescência, sendo os testes comportamentais realizados na fase adulta. Até o presente momento foram coletados dados de 39 ratos Wistar machos, tendo sido feitas duas etapas do experimento. Os animais foram divididos em três grupos: grupo controle (ciclo claro/escuro 24 horas), grupo Infância D (ratos submetidos ao protocolo T22 do período intra-uterino ao desmame) e grupo Adolescência D (ratos submetidos ao protocolo T22 do desmame ao 63º dia de vida). Os animais realizaram a etapa comportamental na fase adulta, tendo todos ressincronizado ao ciclo CE simétrico de 24horas neste momento. As tarefas realizadas foram: campo aberto (CA), reconhecimento de objeto novo (RON), reconhecimento espacial associativo (REA), preferência à sacarose (PS) e esquiva passiva (EP), responsáveis por avaliar ansiedade, memória de reconhecimento, memória de reconhecimento espacial associativo, depressão e memória aversiva, respectivamente. Para os dados da atividade locomotora, a dissociação pelo protocolo T22 ocorreu para todos os ratos do grupo Adolescência D, enquanto que este parâmetro não pode ser averiguado nos animais Infância D por não estarem alocados individualmente. No que se refere aos testes comportamentais, os achados indicam que a exposição ao protocolo T22 no início da ontogênese promoveu prejuízos diferenciais a depender da fase de submissão. No desempenho da tarefa RON houve prejuízos para ratos do grupo Infância D, enquanto que os dois grupos experimentais- Infância D e adolescência D- demonstraram déficits no desempenho da tarefa de avalia a memória espacial associativa (REA). No entanto, o protocolo não pareceu afetar o comportamento ansioso, depressivo e a memória aversiva desses animais. Diante disso, ressalta-se a importância de avaliar esses domínios utilizando outras tarefas, além da continuação da investigação em outras janelas ontogenéticas.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Interno - 3159089 - YWLLIANE DA SILVA RODRIGUES MEURER
Externo à Instituição - JOHN FONTENELE ARAÚJO