PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: CAROLINA CANDIDO DO VALE MELO

DISCENTE: CAROLINA CANDIDO DO VALE MELO
DATA: 30/09/2020
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: MEMÓRIA DE TRABALHO VISUAL: ANÁLISE EM CRIANÇAS COM E SEM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
PALAVRAS-CHAVES: memória visual, autismo, neuropsicologia
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Cognitiva
RESUMO: As funções executivas são habilidades que, integradas e complementares, possibilitam ao sujeito organizar seu comportamento a fim de atingir determinada meta. Dentre estas se encontra a memória de trabalho, que promove o armazenamento ativo e temporário de informações utilizadas durante a realização de uma atividade. Um tipo específico refere-se à memória de trabalho visual, responsável por armazenar e manusear informações visuais relevantes durante um curto espaço de tempo. Esta última habilidade pode apresentar especificidades com relação aos indivíduos com o Transtorno do Espectro Autista, cuja patologia é de caráter neurodesenvolvimental, podendo afetar as competências sociais, comportamentais e de comunicação do sujeito. Os resultados quanto à memória de trabalho visual no público com Transtorno do Espectro Autista são discrepantes e deste modo apontam espaços a serem pesquisados dentro desta temática. Neste sentido, o presente estudo teve por objetivo analisar o desempenho em memória de trabalho visual de crianças com e sem Transtorno do Espectro Autista. Participaram 44 crianças, divididas em dois grupos (GC – grupo controle e GT: grupo com transtorno), na faixa etária dos 6 aos 10 anos, que responderam aos instrumentos “Desenho da Figura Humana (DFH)”,Parecer clínico,“Escala de Avaliação do Autismo Infantil – CARS-BR (adaptada da Childhood Autism Rating Scale – CARS), Entrevista clínica e questionário sociodemográfico, “Perfil Sensorial 2” e a “Tarefa Informatizada de Memória de Trabalho para Crianças” (TIMTraC). Após coleta dos dados, estes passaram por análise estatística: análise descritiva dos dados gerais, análises descritivas sobre o desempenho no TIMTraC x grupos de idade, teste de normalidade da amostra (Shapiro-Wilk), correlação de Spearman entre o desempenho no TIMTraC e idade, análise de diferença significativa entre os grupos (testes de Mann Whitney). Espera-se com a execução deste projeto traçar um perfil executivo da memória de trabalho visual em crianças de 6 a 10 anos com Transtorno do Espectro Autista em relação às crianças em desenvolvimento típico.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO