PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: CLEBYA CANDEIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLEBYA CANDEIA DE OLIVEIRA
DATA: 15/12/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO: EFEITOS DA ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA E DA ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA NA FUNÇÃO COGNITIVA DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE ALZHEIMER: REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Alzheimer. Estimulação transcraniana por corrente contínua. Estimulação magnética transcraniana. Estimulação elétrica. Cognição.
PÁGINAS: 138
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: A Doença de Alzheimer (DA) se trata de um distúrbio neurodegenerativo caracterizado por perda progressiva de memória e percepção, com deficiência cognitiva. O tratamento é realizado tradicionalmente por terapia medicamentosa, porém pesquisas recentes apontam que as técnicas de estimulação cerebral, dentre elas, a Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) e a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT), podem modular as funções cognitivas em indivíduos com DA. Este estudo se justifica pela necessidade de uma investigação minuciosa de estudos experimentais que abordem os efeitos dessas técnicas no tratamento da DA, buscando a consistência dos resultados encontrados nos mesmos. Portanto, o mesmo tem como objetivo geral avaliar os efeitos da ETCC e da EMT na melhora da função cognitiva em indivíduos com DA. Trata-se de uma revisão sistemática e metanálise, que seguiu as recomendações do guideline PRISMA para a construção da sua estrutura. O período do estudo ocorreu de abril de 2019 a novembro de 2020. Dentre os critérios de inclusão foram selecionados: 1) Estudos do tipo ensaios clínicos randomizados; 2) Amostras com diagnóstico clínico de DA; 3) Ambos os sexos; 4) Faixa etária de 55 a 85 anos; e 5) Estudos que utilizaram a ETCC e/ou a EMT na função cognitiva. O desfecho primário deste estudo foi o declínio cognitivo e teve como desfechos secundários a memória, a capacidade funcional e o desempenho nas AVD’s. Os dados extraídos dos estudos foram utilizados para análise do risco de viés, do efeito do tratamento e da qualidade do corpo da evidência. Os resultados apontam que não é possível afirmar que a ETCC tem potencial para promover melhoria da função cognitiva; já para a EMT, sugere-se que seu uso apresenta efeitos promissores e benéficos no tratamento da função cognitiva relacionadas à DA. No entanto, a qualidade da evidência para o desfecho principal desta revisão sistemática e metanálise foi considerada muito baixa. Portanto, apesar dos resultados encontrados, deve-se considerar a heterogeneidade das medidas dos resultados nos estudos incluídos. Diante desse cenário, verifica-se a necessidade de realização de mais pesquisas no campo da neuroestimulação com maior rigor metodológico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1668604 - LUIZ CARLOS SERRAMO LOPEZ
Externo ao Programa - 1228470 - MARIA DO SOCORRO BRASILEIRO SANTOS
Externo à Instituição - BERNARDINO FERNANDEZ CALVO