PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: MARIANA HONORIO AZEVEDO GALVÃO DE ARAÚJO

DISCENTE: MARIANA HONORIO AZEVEDO GALVÃO DE ARAÚJO
DATA: 25/02/2021
LOCAL: google meet
TÍTULO: ALTERAÇÕES VASCULARES DA RETINA NA DOENÇA DE PARKINSON DETECTADAS POR ANGIOGRAFIA POR TOMOGRAFIA DE COERÊNCIA ÓPTICA– REVISÃO SISTEMÁTICA E METANÁLISE
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Parkinson; Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica; Retina.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
RESUMO: Introdução: A Doença de Parkinson (DP) é uma alteração degenerativa do sistema nervoso central, que ocorre de forma crônica e progressiva, causada por uma diminuição na produção de dopamina, particularmente na substância negra, ocasionando os sinais e sintomas motores e não motores, como as alterações no sistema visual. Como o diagnóstico precoce tem sido um desafio para o controle da doença, novas pesquisas nesse campo tentam auxiliar a identificação dos pacientes em um estágio inicial, assim como o uso da Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica (OCTA), que avalia as alterações vasculares na retina desses pacientes. Objetivos: Avaliar as alterações vasculares da retina em pacientes com doença de Parkinson, através da Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica, comparando com um grupo controle. Métodos: Foi realizada uma revisão sistemática com metanálise, seguindo os critérios do PRISMA, e incluídos artigos originais, de estudos realizados com pacientes diagnosticados com Doença de Parkinson e controles saudáveis utilizando OCTA, pesquisados nas bases de busca MEDLINE (através do PUBMED), EMBASE, LILACS e no Portal de Teses da CAPES. Principais resultados: 33 referências foram encontradas e 5 preencheram os critérios, 4 deles demonstraram isoladamente redução dos parâmetros de densidade vascular retiniana nesses pacientes. A metanálise incluiu 4 estudos e demonstrou redução estatisticamente significativa na densidade do plexo vascular superficial na região parafoveal (diferença padronizada das médias = -0.51, IC 95% [-1.01, -0,02], p = 0.04 e Efeito total Z = 2.02). Contudo, o índice de heterogeneidade dos estudos foi elevado (i²= 86%). Conclusão: Os estudos incluídos nesta revisão sistemática demonstraram que há redução dos parâmetros de densidade vascular retiniana nos pacientes com Doença de Parkinson, comparados com o grupo controle, utilizando Angiografia por Tomografia de Coerência Óptica. Contudo, o nível de evidência da metanálise ficou prejudicado pela alta heterogeneidade dos dados e risco de viés. Dessa forma, sugerimos também a realização de estudos longitudinais, além do desenvolvimento de um protocolo bem definidos para uso dessa tecnologia por aparelhos diferentes, para que maiores níveis de evidência possam auxiliar a indicação dessa tecnologia como marcador biológico em um futuro próximo.
Presidente - 1347318 - NATANAEL ANTONIO DOS SANTOS
Interno - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS