PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: ISMAEL FERREIRA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISMAEL FERREIRA DA COSTA
DATA: 31/03/2020
HORA: 09:00
LOCAL: On line https://meet.google.com/vhb-zvpg-dhv
TÍTULO: Construção, análises preliminares e dados de rastreamento ocular de banco de imagens representando cenas de interação social de valência negativa, positiva e neutra: análises comparativas e correlacionais de acordo com histórico de traumas na infância.
PALAVRAS-CHAVES: Cenas naturalísticas; Processamento de informação; Eye Tracker; Viés de atenção; Estresse precoce
PÁGINAS: 211
RESUMO: O uso cenas como estímulos visuais em investigações que buscam esclarecer o processamento de informação atencional tem se tornado comum em inúmeros estudos, todavia, apesar de existirem banco de imagens de cenas para muitos contextos, não se identifica nenhum que seja composto por cenas que representem interação social. Esta ausência pode configurar prejuízos importantes na compreensão de processamento atencional para populações que apresentem características específicas, a exemplo de pessoas com histórico de traumas na infância, que tendem a apresentar viéses de atenção em alguns estudos, porém, com resultados ainda divergentes devido a limitações nas técnicas de investigação e estímulos visuais utilizados. Baseado nisto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um banco de imagens de interação social de valência negativa, positiva e neutra de duas categorias, criança interagindo com adulto e adulto interagindo com adulto, e com o uso destes estímulos visuais investigar diferenças no reconhecimento de cenas de interação social em pessoas com e sem histórico de traumas na infância e associação entre viés de atenção através de rastreamento ocular, histórico de traumas na infância e sintomas psiquiátricos. Três estudos empíricos compõem esta tese. O primeiro teve como objetivo desenvolver e apresentar banco de cenas de interação social de duas categorias: criança/adulto e adulto/adulto. O segundo comparou diferença nas taxas de reconhecimento, valência e excitação de cenas de interação social entre criança/adulto e adulto/adulto de valência negativa e positiva em pessoas com e sem histórico de traumas na infância. O terceiro examinou a associação entre histórico de traumas na infância, sintomas psiquiátricos e tempo de fixação para duas classes de estímulos, cenas de interação social entre criança/adulto e adulto/adulto e expressões faciais de tristeza, raiva, alegria e neutra. De forma geral, os resultados obtidos apresentam as cenas de interação social de valência positiva e negativa como estímulos visuais válidos para uso, apontando parâmetros principais similares a outros bancos de cenas visuais. A adequação das cenas foi primeiramente evidenciada através da identificação de viés de atenção de hipervigilância em pessoas com histórico de traumas na infância através de reconhecimento e rastreamento ocular, de forma similar a outras investigações. O potencial uso das cenas de interação em outras investigações e a possibilidade de adaptação para uso clínico em processos terapêuticos são discutidos
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Externo à Instituição - ANTONIO EGIDIO NARDI