PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de QUALIFICAÇÃO: DHEYVSON FELLIPI DE OLIVEIRA TOMAZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DHEYVSON FELLIPI DE OLIVEIRA TOMAZ
DATA: 27/05/2021
HORA: 14:00
LOCAL:
TÍTULO: MEMÓRIA DE TRABALHO NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LITERACIA EMERGENTE
PALAVRAS-CHAVES: neurociência; neuropsicologia; memória de trabalho; literacia emergente; avaliação remota
PÁGINAS: 70
RESUMO: A infância é considerada uma etapa fundamental para todo o desenvolvimento do ser humano. Nesta fase, habilidades cognitivas são aperfeiçoadas e o impacto deste processo pode ser decisivo na vida do indivíduo. Dentre as habilidades fundamentais da infância, pode-se destacar a memória de trabalho. A literatura científica reconhece que a memória de trabalho é a habilidade responsável pela manutenção ativa de uma informação na consciência e manipulação desta informação, tanto por conteúdos verbais, quanto visuoespaciais. O desempenho esperado nesta habilidade para a população infantil garante avanços no desenvolvimento da linguagem, aquisição de uma segunda língua, além do desenvolvimento de cálculos aritméticos e sucesso na leitura. Especificamente para a leitura, a memória de trabalho é reconhecida como uma habilidade precursora do processo de decodificação das palavras, o que a torna parte estrutural da literacia emergente. Existe uma profundidade nos achados que relacionam a memória de trabalho verbal com a aquisição da leitura, sendo esta responsável pela manutenção e manipulação de informações fonológicas. Entretanto, o fato das pesquisas científicas se concentrarem em um aspecto da memória de trabalho, com a maioria dos estudos que investigam a população infantil acima de nove anos, é esperado que outros processos não sejam contemplados e dificultem a compreensão de como as habilidades cognitivas influenciam o sucesso na leitura. A estruturação deste projeto de pesquisa se fundamenta no objetivo de identificar a estrutura teórica que melhor explica o desempenho em memória de trabalho, em uma amostra de crianças inseridas na faixa etária de seis a oito anos de idade. Concomitante a esta identificação, será avaliado o efeito de interação da memória de trabalho na relação existente entre as habilidades de literacia emergente (conhecimento alfabético, consciência fonológica e nomeação automática rápida) e a decodificação de palavras. Para o alcance do objetivo, serão realizados dois estudos, ambos estruturados na avaliação neuropsicológica das habilidades indicadas, de forma remota e síncrona. No Estudo 1, será realizado uma análise fatorial das variáveis para a caracterização da memória de trabalho no público de seis a oito anos de idade, com a exploração das variáveis na formação de fatores que expliquem o desempenho avaliado e comparação de modelos teóricos. No Estudo 2, será conduzida uma modelagem por equações estruturais a fim de identificar o papel moderador da memória de trabalho para a relação das habilidades de literacia emergente e decodificação de palavras. Como resultados, espera-se que a memória de trabalho seja descrita na população específica com base no tipo de conteúdo a ser mantido e/ou manipulado na consciência, além de indicar que a memória de trabalho verbal não é a única que explica as diferenças de desempenho em decodificação de palavras, com o destaque para a memória de trabalho visuoespacial.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 224.118.948-05 - RICARDO BASSO GARCIA - UFPB
Externo à Instituição - MANUELA RAMOS CALDAS LINS