PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de QUALIFICAÇÃO: LETÍCIA MARIA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LETÍCIA MARIA DA SILVA
DATA: 30/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Ambiente virtual - Google Meet- https://meet.google.com/edx-uscn-stw
TÍTULO: CONECTIVIDADE CEREBRAL COMO BIOMARCADOR DE RESPOSTA À ESTIMULAÇÃO TRANSCRANIANA POR CORRENTE CONTÍNUA EM PACIENTES COM AVC SUBAGUDO: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO, DUPLO-CEGO, SHAM-CONTROLADO
PALAVRAS-CHAVES: Acidente Vascular Cerebral; Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua; Conectividade Funcional; Função Motora; Qualidade de Vida.
PÁGINAS: 66
RESUMO: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) tem sido considerado uma das principais causas de deficiência de longo prazo na população adulta. Geralmente o AVC causa déficits, como fraqueza muscular assimétrica entre os membros, comprometimento da capacidade proprioceptiva, perda sensorial, problemas de visão e espasticidade. Em pacientes pós-AVC, acredita-se que o equilíbrio inter-hemisférico esteja alterado como resultado da lesão cerebral, a teoria da competição inter-hemisférica é amplamente utilizada como base teórica para aplicação de técnicas neuromodulatórias não invasivas. Tem-se visto nas últimas décadas avanços tecnológicos no ramo neurológico, o que acentua o interesse na fomentação de técnicas de estimulação não invasiva, capazes de modular a polaridade cerebral, onde entre essas técnicas encontra-se a estimulação transcraniana por corrente contínua – ETCC. Estudos prévios analisados por revisões sistemáticas, sugerem que os efeitos da ETCC podem variar entre os sujeitos, onde alguns pacientes com AVC podem não receber qualquer benefício adicional da terapia. Desse modo, faz-se necessário a utilização de um biomarcador que consiga eleger aqueles que possivelmente se beneficiarão com a corrente elétrica. Portanto, o objetivo deste estudo é investigar se as medidas de EEG de conectividade funcional da rede alvo da estimulação estão associadas à resposta à ETCC anódica ipsilesional em pacientes com AVC na fase subaguda tardia. bem como observar se esses achados podem ser associados a uma melhora clínica do paciente. Para isso, será realizado um ensaio clínico, randomizado, duplo-cego, sham-controlado com 60 pessoas com AVC, recrutados em um hospital de referência em João Pessoa. Após o recrutamento eles serão aleatorizados em dois grupos: Grupo 1 – estimulação ativa e grupo – 2 estimulação sham. Os participantes receberão 10 sessões de ETCC, durante 20 minutos, em dias alternados (3 vezes por semana), onde os eletrodos serão posicionados sobre o córtex motor primário. Será colhido 3 minutos de EEG em repouso de cada participante, e os mesmos serão instruídos a não se envolverem ativamente em qualquer atividade cognitiva ou mental. No primeiro e no último encontro serão realizadas as avaliações, os desfechos avaliados serão: função motora, qualidade de vida e conectividade funcional. Para avaliar a conectividade funcional entre os eletrodos, será calculado o índice de defasagem de fase ponderada desviado (dwPLI) utilizando a caixa de ferramentas FieldTrip no MATLAB. As análises estatísticas serão realizadas usando o software SPSS (Statistical Package for Social Sciences - SPSS Inc, Chicago IL, EUA para Windows, Versão 20.0) e MATLAB (9.2.0 (MathWorks, Inc., Natick, MA) com nível de significância definido em p <0,05.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3054906 - SUELLEN MARY MARINHO DOS SANTOS ANDRADE
Interno - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA
Externo à Instituição - ADRIANA BASTOS CONFORTO