PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA TERRA GRANGEIRO DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA LUIZA TERRA GRANGEIRO DE ALMEIDA
DATA: 30/06/2021
LOCAL: https://meet.google.com/khz-eyko-nqg
TÍTULO: TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
PALAVRAS-CHAVES: PICS, saúde mental, universitários, Ansiedade e depressã0
RESUMO: Nos últimos anos tem-se observado um aumento nas pesquisas que buscam investigar a saúde mental de estudantes de ensino superior. Tem sido observado que os estudantes universitários apresentam uma elevada prevalência de problemas associados à saúde mental, particularmente, no âmbito da ansiedade e depressão. Um número de pesquisas em diferentes especialidades médicas, tem demonstrado os benefícios encontrados a partir da utilização de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), como alternativa ou de forma complementar a Medicina Alopática, reconhecendo a sua potencialidade no âmbito terapêutico, considerando critérios de segurança, custo-benefício e aceitação. O presente estudo pretende investigar quais as PICS utilizadas por estudantes universitários e avaliar se o uso destas práticas integrativas impacta nos sintomas ansiosos e/ou depressivos. Trata-se de um estudo descritivo observacional transversal, que será realizado com estudantes matriculados em Instituições de Ensino Superior da rede pública e privada, por meio da aplicação de formulários on-line. Os instrumentos utilizados serão: questionário sociodemográfico, questionário sobre a utilização das PICS, Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Escala HADS (Hospital Anxiety and Depression Scale). Espera-se que os dados obtidos, por meio das respostas dos participantes aos questionários, sejam suficientes para embasar um estudo que visa estabelecer uma correlação entre a utilização das PICS e os sintomas de ansiedade e depressão.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE