PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: LÍVIA MARIA TRINDADE DE SOUZA

DISCENTE: LÍVIA MARIA TRINDADE DE SOUZA
DATA: 02/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/fyc-sqna-udj
TÍTULO: EFEITO ANSIOLÍTICO DO ÓLEO ESSENCIAL DE CITRUS AURANTIUM DULCIS NO TESTE DE SIMULAÇÃO DE FALAR EM PÚBLICO
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade, Aromaterapia, Citrus aurantium, Estudantes.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: O estado de ansiedade gera alterações físicas, como tremores, náuseas, vertigem, taquicardia, diarréia, tensão muscular e insônia. E alterações comportamentais, como preocupação em excesso, pensamentos negativos, dificuldade de concentração e nervosismo. Estes sintomas podem prejudicar o desempenho nas atividades diárias dos indivíduos, sendo importante buscar o controle e quando necessário o tratamento. Os óleos essenciais das espécies Citrus, têm demonstrado importantes resultados no alívio dos sintomas associados aos transtornos de ansiedade. Dessa forma, considerando os efeitos terapêuticos dos óleos essenciais (OE) das espécies Citrus, o presente estudo teve como objetivo investigar atividade ansiolítica do óleo essencial de Citrus aurantium dulcis no Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP).Trata- se de um estudo experimental, do tipo ensaio farmacológico clínico, agudo randômico e mono- cego. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no Centro de Ciências da Saúde (CCS). A população do estudo foi constituída por estudantes dos cursos de saúde da Universidade Federal da Paraíba. A amostra compreendeu 16 sujeitos, que foram subdivididos aleatoriamente em dois grupos que iriam receber a substância experimental e controle. Para análise e classificação do nível de ansiedade foi utilizada a Escala Analógica de Humor (EAH) e avaliados os parâmetros fisiológicos de Saturação de Oxigênio (SAO2), Frequência Cardíaca (FC) e Pressão Arterial (PA). Para indução da ansiedade foi utilizado o Teste de Simulação de Falar em Público (TSFP). O experimento foi desenvolvido em sessões únicas e individuais, dividido em quatro etapas (Basal, Pré-Teste, Performance e Final) com a mensuração dos parâmetros em cada momento. Os resultados apresentados, demonstraram altos níveis de ansiedade-traço entre os estudantes avaliados. O óleo essencial de Citrus aurantium dulcis, não apresentou significância estatística na redução dos parâmetros psicológicos avaliados no modelo clínico de ansiedade TSFP. Contudo, esse estudo apresentou algumas limitações em relação aos procedimentos metodológicos aplicados. O atual estudo contribuiu para um crescente número de evidências que apontam a prevalência de sintomas ansiosos entre os universitários. Reforçamos a importância de buscarmos novas alternativas terapêuticas voltadas para ansiedade nessa população.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE