PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Telefone/Ramal
Não informado

Notícias


Banca de DEFESA: GABRIELLA NAYARA SIQUEIRA DE LIMA CONSERVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLA NAYARA SIQUEIRA DE LIMA CONSERVA
DATA: 20/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: On line - google meet
TÍTULO: “Efeitos do treinamento de memória autobiográfica em indivíduos com doença de Alzheimer: uma revisão sistemática”
PALAVRAS-CHAVES: Doença de Alzheimer, treinamento cognitivo, treinamento de memória autobiográfica, memória autobiográfica.
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
RESUMO: Introdução: A doença de Alzheimer é caracterizada pelo declínio das funções cognitivas abrangendo a memória autobiográfica e, consequentemente, o senso de identidade. Até o presente momento nenhum estudo revisou a literatura com a finalidade de identificar a eficácia do treinamento de memória autobiográfica, por isso a presente revisão sistemática tem como objetivo sintetizar a literatura e avaliar o efeito do treinamento de memória autobiográfica na evocação de memórias pessoais de idosos com doença de Alzheimer. Métodos: As bases de dados PubMed, The Cochrane Library, Scopus e PsycInfo e o Google Scholar foram pesquisadas até abril de 2021. A busca gerou 521 artigos, dentre os quais 34 foram selecionados e 5 foram incluídos. Resultados: No geral, os resultados dos estudos apontam efeitos benéficos e estatisticamente significativos sobre a recordação autobiográfica, exceto em um estudo cuja diferença entre o grupo de tratamento e o grupo controle não foi significativa, apesar de o percentual de memórias reportadas ter sido maior no grupo de tratamento. Discussão: Os achados apontam o treinamento de memória autobiográfica como uma intervenção promissora no que tange a preservação das memórias pessoais e, consequentemente, a manutenção do senso de identidade em indivíduos com Alzheimer pelo maior tempo que for possível. Entretanto, devem ser interpretados com cautela visto que, os estudos encontrados consistem em evidências com uma presença geral de alto risco de viés. Conclusão: Os resultados desta revisão apontam que a implementação de protocolos de TrMA para idosos com DA é claramente apoiada pelas evidências. Entretando, os dados devem ser analisados com cuidado, pois a heterogeneidade dos TrMAs e das medidas de avaliação utilizadas torna difícil uma comparação crítica entre estudos.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - SERGIO EDUARDO DE CARVALHO MACHADO