PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: JUCIANNY SALES SILVA

DISCENTE: JUCIANNY SALES SILVA
DATA: 29/09/2021
LOCAL: https://meet.google.com/odh-fcup-pra
TÍTULO: SINTOMATOLOGIA ANSIOSA EM PACIENTES ACOMETIDOS PELA COVID- 19
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade. COVID-19. SARS-CoV-2. Sintomas ansiosos.
GRANDE ÁREA: Multidisciplinar
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO: Introdução: A pandemia da Doença do Coronavírus-2019 (COVID-19) impactou negativamente os indicadores de saúde mental das pessoas ao redor do mundo. No Brasil, foi observado um aumento expressivo nos níveis de ansiedade da população. Desse modo, é possível verificarmos que as implicações psiquiátricas da doença, seja por fatores biopsicossociais, patogênicos ou medicamentosos, representam um forte preditor de sintomas ansiosos nas pessoas. Todavia, ainda não está claro se existe associação entre a infecção pela COVID-19 e o desenvolvimento de sintomatologia ansiosa exclusivamente em pacientes brasileiros que foram acometidos pela doença, sendo essa a principal lacuna teórica metodológica que buscamos preencher neste estudo. Objetivo: Avaliar a ocorrência de sintomatologia ansiosa em pacientes brasileiros pós-infecção por SARS-CoV-2. Método: Trata-se de um estudo epidemiológico analítico, de cunho correlacional e do tipo transversal, realizado de forma online, com a participação de 266 pessoas oriundos da população geral brasileira que possuíam diagnóstico prévio de COVID-19, tendo como média de idade 39,22 anos (DP = 11,02). Utilizamos como instrumento de coleta de dados um formulário online, composto por três diferentes questionários: a) Questionário Sociodemográfico, b) Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e c) Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE). O estudo recebeu aprovação para a execução pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciências da Saúde (Universidade Federal da Paraíba), sob Certificado de Apresentação de Apreciação (CAAE) no 44936721.4.0000.5188. Os dados foram analisados por meio do software Statistical Package for the Social Sciences (versão 24.0), no qual foram calculadas estatísticas descritivas, correlacionais e de diferenças entre médias, utilizando a técnica de bootstrapping para a redução do viés estatístico amostral, considerando intervalos de confiança de 95% (p < 0,05). Resultados: A maior parte dos participantes apresentou nível moderado de ansiedade. Entretanto, observamos que uma parcela considerável de pacientes que foram acometidos pela COVID-19 relatou o desenvolvimento de sintomatologia ansiosa pós-infecção. Além disso, constatamos uma associação entre o uso de fármacos e a probabilidade de desenvolvimento de sintomatologia severa de ansiedade, de modo que o uso ansiolíticos e medicamentos para o tratamento da COVID-19 durante vigência do quadro da infecção esteve associado à presença de sintomatologia ansiosa severa pós-infecção. Discussão: Esses resultados apresentam implicações teóricas e práticas sobre o conjunto de estudos produzidos acerca dos efeitos da COVID-19 nos outcomes negativos relativos à saúde mental da população brasileira. Mesmo com limitações, sinalizamos um avanço deste estudo na abordagem de pesquisa sobre o campo de estudo da COVID-19 por colocarmos em pauta a associação de diferentes tipologias de ansiedade (estado, traço e nível sintomatológico) em amostras populacionais que foram exclusivamente acometidas por COVID-19. Desse modo, a partir dos resultados elencados, iluminamos novos caminhos de pesquisas por meio de direcionamentos futuros deste estudo.
Presidente - 2115773 - LIANA CLEBIA DE MORAIS PORDEUS
Interno - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA