PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: INGRID BRASILINO MONTENEGRO B DE SOUZA

DISCENTE: INGRID BRASILINO MONTENEGRO B DE SOUZA
DATA: 24/04/2015
LOCAL: À Definir no CCHLA
TÍTULO: Aspectos comportamentais e neuroquímicos do déficit de memória tipo episódica induzido pela Cetamina em ratos
PALAVRAS-CHAVES: Memória tipo episódica, Cetamina, c-Fos
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A memória similar à episódica é um subtipo de memória declarativa que se refere à recordação, de forma integrada, de onde e quando um determinado evento (o quê) aconteceu. A funcionalidade das sub-regiões do hipocampo no processo de separação de padrões apresenta-se como mediadora chave desse subtipo de memória. A neurotransmissão glutamatérgica, em especial dos receptores AMPA e NMDA, caracteriza-se como essencial em processos plásticos. A Cetamina é um dos poucos antagonistas não competitivo NMDA disponível na prática clínica com efeitos no desempenho cognitivo e na plasticidade. O objetivo do presente estudo foi avaliar a ação aguda da Cetamina no comportamento da memória do tipo episódica e seus aspectos neuroquímicos, através da expressão do gene imediato (IEG), c-Fos. O procedimento experimental, realizado em uma arena circular, consiste em duas sessões de treino e uma de teste com duração de cinco minutos cada. No primeiro treino, o animal é colocado em um campo aberto circular para explorar quatro objetos iguais (A), após o intervalo de 1 hora, o rato inicia o segundo treino com outros quatro objetos (B), destes dois aparecem em disposições espaciais não alocadas na primeira sessão. Na etapa do teste são apresentados quatro objetos, sendo dois recentes (B) e dois antigos (A), dois deslocados (A2 e B2) e dois estacionários (A1 e B1). Neste estudo, 46 ratos Wistar machos adultos foram divididos em cinco grupos. O grupo home cage foi escolhido como controle para a avaliação basal dos IEGs nas sub-regiões do hipocampo. Quatro grupos, contendo 10 animais cada, realizaram o procedimento comportamental, um grupo controle e três grupos que passaram por intervenção farmacológica: um grupo que recebeu Salina 0.9% (i.p.) e os outros dois receberam a Cetamina (i.p), nas doses de 8mg/kg e 15 mg/kg, imediatamente após o segundo treino. As análises do estudo foram duplo-cego e os objetos e suas localizações espaciais foram randomizadas entre os grupos. As medidas comportamentais utilizadas foram a “distância total percorrida”, a “velocidade” e o “tempo de exploração” para todas as sessões. Na sessão de teste também foram calculadas a “taxa de exploração” e a “taxa de discriminação” dos objetos. No teste de Wilcoxon o grupo controle apresentou o desempenho padrão estatisticamente significativo, A1>A2, B2>B1 e A1>B1, integrando os três elementos da memória episódica, seguido pelo grupo salina que apresentou o mesmo perfil de exploração entre os objetos antigos e recentes, A1>A2, B2>B1. A análise do Welch mostrou diferenças neuroquímicas em todas as sub-regiões do hipocampo, destacando um aumento de c-fos no giro denteado (GD) dos animais controles. A Cetamina acarretou déficit de memória similar à episódica nos dois grupos, que exploraram de maneia aleatória os quatro objetos. O grupo de dose mais alta apresentou uma diminuição da distância e velocidade percorrida na sessão de teste. Em conclusão, a capacidade episódica e o aumento de c-fos no GD dos animais controles apontam um possível papel do GD na integração desse subtipo de memória.
Interno - 1913358 - CICERO FRANCISCO BEZERRA FELIPE
Presidente - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA