PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: RAYNERO AQUINO DE ARAÚJO

DISCENTE: RAYNERO AQUINO DE ARAÚJO
DATA: 29/04/2015
LOCAL: CCHLA, Sala de Vídeo 402
TÍTULO: AVALIAÇÃO NEUROPSICOFISIOLÓGICA DOS NÍVEIS DE ANSIEDADE E VOZ PRÉ E PÓS INALAÇÃO DO CITRUS AURANTIUM L.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento, Psicofisiologia, Ansiedade, Inalação, Óleos, Voz
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: A voz pode expressar de algum modo ou intensidade nossas emoções. Assim, a partir do momento que se vivencia situações de estresse, exposição e de grande temor, pode-se refletir ansiedade através da voz. A aromaterapia apresenta-se como um método alternativo com resultados significativos na minimização da ansiedade, com modificações comprovadas de aspectos fisiológicos, emocionais e comportamentais. Envolve a utilização terapêutica de essências aromáticas, óleos essenciais (OE), geralmente combinadas com massagens terapêuticas, excitação do sistema olfativo (inalação) ou como ingestão, com o objetivo de induzir o relaxamento e redução ou mesmo eliminação de alguns sintomas de ansiedade. A partir do exposto, busca-se como objetivo desta pesquisa verificar efeito ansiolítico do óleo essencial Citrus Aurantium L. (CAL) nas respostas neuropsicofisiológicas e vocais em estudantes universitários. Este trabalho é dividido em três artigos: o primeiro é uma revisão sistemática sobre a Influência dos óleos essenciais e seus componentes voláteis na minimização de níveis de ansiedade, já submetida para publicação a Revista Estudos de Psicologia. Apresentou como principal conclusão a presença de 16 tipos de óleos essenciais ou componentes destes com efeitos ansiolíticos em animais e/ou seres humanos. Seguidamente, um segundo artigo de revisão sistemática, intitulado “Níveis de Ansiedade e impactos na voz: uma revisão sistemática”, teve por objetivo levantar estudos que tragam melhor compreensão sobre o impacto da ansiedade na voz. Este apresentou como principal achado a existência de uma relação entre ansiedade e presença de alterações vocais, além de elucidar as formas de mensuração dos aspectos vocais e de ansiedade. Este será submetido a Revista CEFAC. Por fim, apresenta-se o terceiro artigo, construído com dados empíricos de uma pesquisa de campo, que teve como objetivo avaliar o efeito ansiolítico do óleo essencial Citrus Aurantium L (CAL) nas respostas neuropsicofisiológicas e vocais em estudantes universitários. Demostrou que o óleo essencial Citrus Aurantium L. não apresentou efeito ansiolítico quando comparado as variáveis estudadas aos grupos controle e experimental, assim como não foi significante a comparação dos momentos antes, durante e depois da tarefa ansiogência. Foi observado que os parâmetros vocais e de fala pitch, loudness, qualidade vocal, ressonância, modulação, velocidade, incordenação pneumofonoarticulatória, hesitações e pausas mostraram-se marcadores importantes do nível de ansiedade.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA
Interno - 1679256 - MARINE RAQUEL DINIZ DA ROSA