PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANNE FREITAS OLIVEIRA ASFORA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANNE FREITAS OLIVEIRA ASFORA
DATA: 17/03/2016
LOCAL: Sala de reuniões do CCHLA
TÍTULO: Autorregulação da aprendizagem em crianças no contexto da violência intrafamiliar
PALAVRAS-CHAVES: Violência na família, autorregulação, aprendizagem, aprendizagem autorregulada.
RESUMO: Pesquisas recentes indicam que a violência contra crianças afeta significativamente o equilíbrio neurobiológico e psicológico das vítimas, sobretudo quando quem a pratica são aquelas pessoas que deveriam protegê-las. Contudo, pouco se conhece sobre o seu impacto na autorregulação da aprendizagem, cujo domínio pode levar ao sucesso acadêmico e profissional. Esta pesquisa terá como objetivo principal comparar dois grupos de crianças vítimas e não vítimas de violência intrafamiliar no que se refere à autorregulação da aprendizagem. Para isto, serão considerados dois estudos: O Estudo I terá como propósito a construção de um instrumento para avaliação da autorregulação da aprendizagem crianças e a investigação de suas propriedades psicométricas. Participarão deste uma amostra de conveniência (não probabilística) de 200 crianças das capitais Recife-PE e João Pessoa-PB, com idades entre 6 e 12 anos. Para a análise dos dados será utilizado os softwares AMOS e SPSS, ambos em suas versões 20.0, sendo o primeiro empregado para realizar Análises Fatoriais Confirmatórias e o segundo para análises de consistência interna (alfa de Cronbach) descritivas (e.g. média e desvio padrão). Ao final deste estudo espera-se contar com um instrumento provido de bons parâmetros psicométricos, que possa ser utilizado para avaliar a autorregulação da aprendizagem em crianças tanto com fins de pesquisa quanto para fins de diagnóstico. Em relação ao Estudo II, este terá como objetivo comparar crianças vítimas e não vítimas de violência intrafamiliar no que diz respeito à autorregulação da aprendizagem. Para isso contará com uma amostra de 60 crianças e adolescentes das cidades de Recife-PE, João Pessoa e Santa Rita-PB, sendo 30 delas vítimas (diretas ou indiretas) de violência intrafamiliar e 30 não vítimas. Para a análise dos dados será utilizado o software SPSS (versão 20.0), por meio do qual serão empregadas estatísticas descritivas (e.g. média e desvio padrão), o teste Kolmogorov-Smirnov, o testes t de Student, além do coeficiente de correlação r de Pearson.
Externo à Instituição - CRISTIANE FAIAD DE MOURA
Presidente - 1668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE