PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: HEMERSON FILLIPY SILVA SALES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HEMERSON FILLIPY SILVA SALES
DATA: 15/03/2016
LOCAL: Sala de reuniões do CCHLA
TÍTULO: Desenvolvimento de um Teste Adaptativo Computadorizado para Avaliar o Transtorno Depressivo Maior.
PALAVRAS-CHAVES: Depressão; Comportamento; Testagem Adaptativa Computadorizada; Psicometria
RESUMO: O objetivo desta pesquisa é desenvolver um Teste Adaptativo Computadorizado (CAT) para avaliar o Transtorno Depressivo Maior (TDM), tendo como foco tanto o rastreio como a gravidade da doença. Para isso, serão considerados dois estudos. O Estudo I terá como finalidade a construção e calibração do banco de itens que será utilizado para suprir o CAT a ser desenvolvido no estudo II. Nesse estudo serão elaborados 140 itens com base nos critérios diagnósticos do DSM-V para o TDM. Após serem submetidos à análise de conteúdo, serão organizados em dois conjuntos de itens, compreendendo os questionários A e B. Cada conjunto de itens deverá ser respondido por 300 de um total de 600 participantes do estudo, sendo, 460 pela população geral e 40 por pacientes psiquiátricos diagnosticados com TDM, todos os sujeitos serão provenientes das cidades Parnaíba-PI e João Pessoa-PB. O propósito do Estudo II será construir um CAT para depressão, o qual será abastecido pelo banco calibrado no Estudo I. O sistema será implementado por meio das Linguagens R e Delphi, utilizando-se do RD-COM para conectar as duas linguagens. Os algoritmos que serão implementados são: o critério de máxima informação (item com maior discriminação) no valor de teta médio, para a escolha do primeiro item; o critério de Máxima Verossimilhança para a estimação da habilidade do sujeito; o critério de Máxima Informação de Fisher para seleção do próximo item; e o critério do erro padrão pré-estabelecido para a finalização do teste. O CAT será submetido a 50 indivíduos da população geral das cidades de Parnaíba-PI e João Pessoa, os quais também responderão ao Inventário de Depressão de Beck (BDI). A eficácia do CAT será testada por meio do coeficiente r de Pearson, que será utilizado para verificar a correlação de formas paralelas, e o alfa de Cronbach, o qual será empregado para verificar a precisão. A validade convergente do CAT com o BDI também será verificada por meio do coeficiente r de Pearson.
Externo à Instituição - CARLOS HENRIQUE SANCINETO DA SILVA NUNES
Presidente - 1668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE