PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: YURI MAX ARAÚJO TAVARES DE FARIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YURI MAX ARAÚJO TAVARES DE FARIAS
DATA: 30/03/2016
LOCAL: Sala de reuniões do CCHLA
TÍTULO: Investigando ondas gama e teta: características relacionadas à memória de longo prazo
PALAVRAS-CHAVES: teta, gama, ondas cerebrais, EEG, memória.
RESUMO: O avanço nas tecnologias de neuroimagem, eletroencefalografia e análises estatísticas têm auxiliado no avanço da compreensão de funções cognitivas baseado nas ondas elétricas produzidas pela atividade neuronal. Ondas teta e gama têm se mostrado consistentemente associadas ao sucesso na codificação e evocação de memórias posteriormente evocadas. Apesar dos efeitos subsequentes sobre a memória serem intensamente investigados por diversos autores, características eletrofisiológicas associadas à durabilidade da memória não têm recebido tanta atenção no que diz respeito às ondas cerebrais. Pesquisas realizadas com células in vitro e com ratos indicam que a estimulação elétrica em alta frequência (100Hz) ou em baixa frequência (5Hz) causa uma facilitação duradoura da posterior ativação das células estimuladas. Esse efeito é denominado potenciação de longa duração tardia (LTP-T), que tem um efeito facilitador que pode durar mais que 24 horas, durando mais que a LTP precoce para a qual os efeitos duram em média 3 horas. Considerando que ondas teta e gama correspondem às faixas de frequência utilizadas no desencadeamento da LTP-T esão atualmente compreendidas como constitutivas de um código neural de formação da memória, pretende-se investigar através de características do padrão elétrico que tornam possível algumas memórias serem evocadas com sucesso a curto (10 minutos) e a longo prazo (24 horas). Também serão avaliadas características eletrofisiológicas relacionadas ao nível de confiança para o reconhecimento. Primeiramente será realizada uma tarefa de memorização por codificação incidental na qual classificarão de objetos representados em imagens e, posteriormente, uma tarefa de reconhecimento na qual cada uma das imagens será avaliada quanto ao nível de confiança para o reconhecimento.Participarão da pesquisa 40 estudantes universitários, de sexo masculino e feminino, destros e saudáveis, os quais serão dispostos aleatoriamente em 2 grupos independentes correspondentes ao intervalo decorrido entre a tarefa de memorização e a tarefa de reconhecimento, 10 minutos e 24 horas, respectivamente. Espera-se que ondas teta e gama apresentem maior amplitude durante a codificação de memórias evocadas com sucesso a longo prazo comparado às evocadas a curto prazo, e que o nível de confiança para o reconhecimento apresentará correlação positiva com a amplitude na codificação e evocação.
Interno - 1883779 - FLAVIO FREITAS BARBOSA
Externo à Instituição - JOHN FONTENELE ARAÚJO