PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA QUEZIA AMADO MONTEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA QUEZIA AMADO MONTEIRO
DATA: 30/04/2016
LOCAL: Laboratório Integrado de Estudos da Voz do Departamento de Fonoaudiologia, UFPB.
TÍTULO: SINTOMAS DE DEPRESSÃO E TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS MENORES EM PACIENTES DISFÔNICOS E NÃO DISFÔNICOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-Chave: Depressão, Disfonia, Saúde Mental, Voz
RESUMO: Numa perspectiva de qualidade de vida, os transtornos mentais, além de serem um forte fator de sofrimento psíquico, são responsáveis por causar incapacidades funcionais, prejuízos sociais e maior gasto financeiro. Destes, destaca-se atualmente o transtorno depressivo, por afetar diretamente a qualidade de vida, socialização e autonomia dos acometidos. A depressão constitui-se uma doença que pode condicionar a perda de características sociais, como autonomia pessoal e capacidade de relacionar-se por meio da comunicação oral. Em termos comportamentais, a dificuldade de comunicação leva a diminuição da socialização, isto se deve também a importância da voz como meio de transmissão de características emocionais e sociais. A alteração da produção vocal, em que ocorre uma emissão alterada da voz, é nomeada de disfonia, uma condição clínica que exerce influência sob o cotidiano pessoal e, por vezes, profissional dos indivíduos. Estudos indicam que a disfonia pode desencadear sinais e sintomas de depressão, ansiedade, estresse e transtornos psiquiátricos menores, podendo também ser paralelamente consequência destes. Todavia a literatura ainda é escassa no estabelecimento da relação existente entre depressão e voz. Assim, pretende-se investigar este fenômeno em disfônicos comparado a um grupo não disfônico. Esse estudo será do tipo caso-controle, com caráter transversal e quantitativo, onde se pretende envolver 100 participantes no grupo caso, ou seja, indivíduos disfônicos atendidos na clínica de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba, e 100 no grupo controle, de não disfônicos atendidos noHospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) e no Hospital da Polícia Militar General Edson Ramalho na cidade de João Pessoa. Os protocolos utilizados para análise psicológica serão Inventário de depressão de Beck (BDI), eSelf-ReportingQuestionnaire (SRQ-20), e para análise vocal Protocolo de Triagem Vocal e Escala de Sintomas Vocais, e a análise do sinal sonoro através da gravação da vogal sustentada /ɛ/ e a contagem de 1 a 10. Os dados serão analisados por meio do software SPSS versão 20, sendo realizados análises descritivas e inferenciais, com uma análise de regressão logística para identificar os fatores de risco psicológicos que influenciam à disfonia. Espera-se, com o presente estudo, estabelecer uma correlação entre disfonia, depressão e transtornos psiquiátricos menores.
Presidente - 1668545 - ANNA ALICE FIGUEIREDO DE ALMEIDA
Externo ao Programa - 1742384 - GIORVAN ANDERSON DOS SANTOS ALVES