PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de DEFESA: LARA FECHINE PIQUET DA CRUZ

DISCENTE: LARA FECHINE PIQUET DA CRUZ
DATA: 22/02/2017
LOCAL: Auditório 411 - CCHLA - Universidade Federal da Paraíba
TÍTULO: FUNÇÕES EXECUTIVAS E ATENÇÃO: ANÁLISE EM CRIANÇAS COM TDAH COM E SEM USO DO METILFENIDATO
PALAVRAS-CHAVES: função executiva; atenção; transtorno do déficit de atenção/hiperatividade; metilfenidato
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Fisiológica
ESPECIALIDADE: Psicobiologia
RESUMO: O Transtorno do Deficit de Atencao/Hiperatividade (TDAH) e um transtorno neuropsicologico que afeta negativamente a qualidade de vida dos pacientes e acomete cerca de 3 a 7% das criancas em idade escolar. O transtorno possui como triade sintomatologica a desatencao, hiperatividade e impulsividade e tambem esta relacionado a deficits nas funcoes executivas (FE’s), atencao e fluencia verbal. O metilfenidato e o psicoestimulante mais utilizado no tratamento do TDAH. O aumento do consumo do metilfenidato e do diagnostico de TDAH, muito vezes confundido com problemas escolares, e a pressao que as criancas sofrem para que tenham bom desempenho atencional e de FE’s, levam a necessidade de mais estudos sobre TDAH, uso do metilfenidato e sua relacao com as FE’s, atencao e tambem fluencia. A partir disso, o presente estudo foi delineado de modo a avaliar as funcoes executivas e atencao em criancas e/ou adolescentes com TDAH com e/ou sem uso do metilfenidato. Para isso, esta dissertacao apresenta um primeiro artigo de revisao sistematica de pesquisas que envolvem analise neuropsicologica do desempenho das funcoes executivas e atencao em criancas e/ou adolescentes com TDAH em utilizacao ou nao do metilfenidato. Neste, das 71 publicacoes encontradas entre 2010 e 2016, foram selecionados 6 estudos que preencheram os criterios de inclusao estabelecidos em duas etapas distintas, enquanto os demais artigos preencheram os criterios de exclusao. Foi encontrado que a eficacia do metilfenidato e melhor comprovada no controle inibitorio e na flexibilidade cognitiva, mas ha a necessidade de mais estudos no que se refere a eficacia do medicamento na memoria de trabalho e atencao. Seguidamente, o segundo artigo desta dissertacao e um estudo empirico que buscou analisar os tres principais subtipos de funcoes executivas, atencao sustentada, seletiva e alternada e a fluencia verbal de criancas com TDAH que usam o metilfenidato. Participaram do estudo 71 criancas que foram divididas em tres grupos: 38 delas fizeram parte do grupo controle, 13 fizeram parte do grupo de TDAH com metilfenidato e 20 compuseram o grupo de TDAH sem metilfenidato. Apos ser realizada ANOVA a um fator e analise de correspondencia, concluiu-se que as criancas com TDAH em uso do metilfenidato possuem um perfil rebaixado de funcoes executivas, atencao e fluencia verbal. Por fim, observa-se que nao ha unanimidade com relacao a um melhor ou pior desempenho em funcoes executivas, atencao e fluencia de criancas com TDAH que usam metilfenidato e ressalta-se a necessidade de novas pesquisas sobre este transtorno e o uso do metilfenidato, dada a importancia de conhecer mais sobre o TDAH e seu tratamento para que possam ser minimizados os sintomas e os danos que este causa ao paciente e as pessoas que convivem com ele, e, assim, para que possa ser proporcionada uma melhor qualidade de vida ao sujeito.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 1668625 - JOSEMBERG MOURA DE ANDRADE