PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA E COMPORTAMENTO (PPGNEC)

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADNA PONTES NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADNA PONTES NEVES
DATA: 07/02/2017
LOCAL: Sala 402 - CCHLA - UFPB
TÍTULO: Propriedades dos movimentos oculares na leitura por adultos surdos
PALAVRAS-CHAVES: leitura, surdez, sacadas
RESUMO: Estudantes surdos têm dificuldades para atingir competência leitora em línguas de caráter oral-auditiva, como no caso da língua portuguesa devido ao déficit sensorial auditivo que os impossibilita a criar um léxico fonológico das palavras. A leitura é uma habilidade complexa e que requer o ensino formal envolvendo fatores cognitivos, sociais e ambientais. No ambiente educacional ela é fundamental para a aprendizagem. A primeira via de entrada para o processamento da leitura sãos os olhos, estes viabilizam que a informação alcançe as áreas cerebrais de processamento da linguagem. Através do estudo dos movimentos oculares é possível encontrar uma relação entre aspectos visuais e o processamento cognitivo. Pesquisas com movimentos oculares durante a leitura mostraram um padrão de movimentos diferenciado em relação a outras buscas visuais. Sendo assim, esta pesquisa pretende analisar as propriedades dos movimentos oculares de leitores surdos. Participarão desta pesquisa 60 indivíduos sendo 30 leitores surdos (grupo clínico) e 30 leitores ouvintes (grupo controle) de ambos os gêneros com idade acima de 18 anos. No grupo de leitores surdos serão inclusos apenas os sujeitos que apresentarem perda auditiva bilateral pré-lingual de grau severo a profundo, que dominem a Libras e saibam ler na língua portuguesa. O grupo de leitores ouvintes será formado por sujeitos que saibam ler em português, não podendo apresentar déficit auditivo ou visual não corrigido. Os participantes serão submetidos a avaliações previas de habilidade leitora através do Teste de Competência de Leitura de Palavras - TCLPP e do teste Cloze, para avaliar a habilidade em Libras o Teste de Nomeação de Sinais por Escolha de palavras escritas – TNS-Escolha será aplicado. Posteriormente, os participantes terão os seus movimentos oculares registrados mediante a tecnologia eye-tracker através do Teste de Nomeação de Figuras – TFN e do Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças – TCLS. Os testes serão aplicados no Núcleo de Pesquisa em Saúde Mental, Educação e Psicometria – NESMEP e no Laboratório de Neurociências sociais da Universidade Federal da Paraíba.
Presidente - 2285777 - CARLA ALEXANDRA DA SILVA MOITA MINERVINO
Interno - 2560968 - MELYSSA KELLYANE CAVALCANTI GALDINO