PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: RONALDO MATOS ALBANO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RONALDO MATOS ALBANO
DATA: 08/08/2018
LOCAL: Auditório 411 CCHLA
TÍTULO: INTERAÇÃO EDUCADOR-CRIANÇAS NA HORA DA LEITURA: UM ESTUDO EM CRECHES PÚBLICAS NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB
PALAVRAS-CHAVES: Interação social; leitura;creche;educação infantil; desenvolvimento infantil;
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
RESUMO: O presente estudo objetivou analisar as trocas interativas entre educadores e criancas e entre os pares durante o momento da leitura na creche, os aspectos contextuais inerentes a este momento e as relacoes destas trocas com o processo de desenvolvimento infantil. Para tanto, nos fundamentamos na perspectiva do desenvolvimento de Vygotsky, a qual, a partir da interacao social, compreende o homem como influenciado pelas dimensoes do contexto social, historico e cultural do qual faz parte. A partir de um delineamento longitudinal, primeiramente, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com tres educadoras de salas de criancas com faixa etaria entre 24 e 35 meses de idade de tres Centros de Referencia em Educacao Infantil - CREIs da rede publica da cidade de Joao Pessoa-PB. Posteriormente, realizamos observacoes sistematicas, por meio da filmografia, do momento da roda de leitura, totalizando seis observacoes em cada creche. Realizamos ainda, uma analise documental acerca do material de planejamento das educadoras correspondente ao referido ano, bem como do Projeto Politico Pedagogico de cada uma das tres creches pesquisadas. As entrevistas e os documentos das creches foram analisados a partir da tecnica da analise de conteudo. Para a analise das observacoes, foram feitas a transcricao e descricao dos comportamentos demonstrados no processo interativo entre educador e criancas e entre pares, no momento da leitura. As analises dos resultados indicam que as concepcoes das educadoras acerca do desenvolvimento infantil de criancas na faixa etaria de 24-35 meses, apresentam como aspectos significativos no desenvolvimento da crianca a cognicao, a interacao social, a linguagem, a motricidade, a identidade e a autonomia; apontam que a pratica educativa na educacao infantil se caracteriza por meio do planejamento coletivo baseado na rotina da creche, visando articular essa pratica com a habilidade atual da crianca. A analise documental demonstra que as creches apresentam uma base regimental fundamentando as concepcoes de desenvolvimento infantil e a importancia do momento da leitura. Em relacao aos episodios interacionais observados durante a leitura, os resultados indicam que nao sao perceptiveis mudancas nas interacoes educador-aluno no decorrer do tempo na hora da leitura, entretanto, destaca-se que as educadoras desenvolvem, nas suas narrativas, aspectos considerados positivos por meio de expressoes, contatos fisicos com os alunos e variados estilos de leitura dos livros; identificamos tambem aspectos desfavoraveis ao desenvolvimento da crianca, sobretudo, em relacao as fragilidades do planejamento previo e ao uso de recursos didatico-pedagogicos inadequados para o momento da contacao. As analises das interacoes apontam tambem a iniciativa da crianca durante a leitura, a qual faz solicitacoes as educadoras, mas nem sempre sao respondidas por estas. As educadoras apresentam praticas educativas antes, durante e depois do momento da leitura que apontam pontos de ambiguidades e contradicoes com as suas concepcoes de desenvolvimento infantil, no entanto, apresentam tambem a execucao de praticas, as quais se apresentam como favorecedoras da aprendizagem e do desenvolvimento da crianca.
Presidente - 337201 - NADIA MARIA RIBEIRO SALOMAO
Interno - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO