PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA RODRIGUES DE ALBUQUERQUE
DATA: 03/08/2018
LOCAL: Auditório 1 da Central de Aulas - UFPB
TÍTULO: Crenças Legitimadoras da Violência de Gênero por Adolescentes
PALAVRAS-CHAVES: Violência; Gênero; Adolescentes
RESUMO: Essa tese tem como objetivo analisar as crenças que estão subjacentes à legitimação da Violência de Gênero por adolescentes. Para alcançar esse objetivo, este trabalho se organizou em quatro artigos, os quais adotam como referenciais teóricos as Crenças Societais, Cultura do Estupro e as correntes sociológicas de Dominação Patriarcal e Dominação Masculina. O primeiro artigo objetivou o levantamento de crenças que legitimam todas as categorias de violência contra a mulher. Participaram 201 adolescentes do Ensino Médio de escolas pública e privada da cidade de João Pessoa, com média de 16 anos de idade. Foram utilizados uma Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP), contendo cinco estímulos indutores e três perguntas acerca dos estímulos, onde cada estímulo correspondia a uma história fictícia sobre um tipo de violência. Foram executadas estatísticas descritivas e inferenciais. Sobre as evocações, foram analisadas por meio do programa computacional IRAMUTEQ. Os resultados apontaram para a percepção do machismo pela maioria dos adolescentes, na violência patrimonial, para o fenômeno de responsabilização da vítima na violência sexual, para a justificação da violência física, para a culpabilização da mulher na violência moral e para a "romantização do ciúme" na violência psicológica. O segundo artigo analisou as crenças de violência sexual de gênero. A amostra foi de 201 estudantes do Ensino Médio de escolas pública e privada da cidade de João Pessoa, com média de 16 anos de idade. Foi aplicada uma Escala de Aceitação dos Mitos do Estupro (IRMA). Contou-se com a execução de estatísticas descritivas e inferenciais. No fator 1 da escala, os adolescentes legitimaram, significativamente, a violência sexual e, por meio de teste t, verificou-se que, em alguns itens, os meninos e os alunos de escola pública legitimaram mais. Sobre o fator 2, a média maior envolveu a crença de que a vítima de estupro precisa provar que lutou contra a violência. O fator 3 apontou para crenças relacionadas a agressividade masculina como algo esperado socialmente. E o fator 4 demonstrou a presença de crenças sobre o estupro enquanto causa de um desejo sexual masculino incontrolável. O artigo 3 objetivou reunir evidências de validade de construto da Escala de Crenças Legitimadoras da Violência de Gênero para adolescentes. Participaram 513 estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da cidade de João Pessoa, com média de 16 anos de idade. Aplicou-se a Escala de Crenças Legitimadoras da Violência de Gênero, abarcando todas as categorias de violência. Utilizou-se estatísticas descritivas e análise fatorial, através da técnica de Componentes Principais, bem como a técnica de Alfa de Cronbach. Os resultados mostraram que o instrumento possui parâmetros estatísticos satisfatórios. O quarto artigo se encontra em andamento, onde serão analisados os dados do instrumento do terceiro estudo.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO