PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: YANA THAMIRES MENDES FELIX

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YANA THAMIRES MENDES FELIX
DATA: 25/09/2018
LOCAL: Sala do Grupo de Pesquisa Subjetividade e Trabalho (GPST)
TÍTULO: A Cooperação na atividade das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
PALAVRAS-CHAVES: Cooperação. Atividade de trabalho. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
RESUMO: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) possui uma função social de extrema importância, além de ser uma das portas de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esse serviço trata de situações onde a violência social se mostra com muita evidência e que exigem uma intensa mobilização por parte dos profissionais em cada atendimento. Diante disso, em um primeiro estudo realizado junto aos técnicos de enfermagem, a cooperação emergiu significativamente no discurso desses trabalhadores, o que motivou a realização do presente estudo, no qual a cooperação constitui o foco central. Como base teórica foi utilizada a Psicodinâmica do Trabalho. A pesquisa se caracteriza como qualitativa e a composição da amostra investigada foi de dez equipes do SAMU, seis compostas por um(a) Enfermeiro(a) e um Condutor que tripulam as Unidades de Saúde Básicas e quatro equipes compostas por um Médico, um(a) Enfermeiro(a) e um Condutor, tripulantes das Unidades de Saúde Avançadas. Os entrevistados foram selecionados por conveniência. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com cada equipe. Para tratamento dos dados, recorreu-se a Análise de Conteúdo Temática. O trabalho foi organizado e estruturado em formato de artigo, sendo um teórico e os demais frutos das entrevistas realizadas. Quanto aos resultados, destacou-se que a cooperação é determinante para o funcionamento do SAMU, em especial, entre os profissionais que compõem as equipes de rua, que levam nas ambulâncias/motolâncias socorro aos usuários em vias públicas e privadas. A capacidade de trabalhar junto, de forma coordenada, com fluidez e fazendo as escolhas pertinentes, permitem os melhores resultados em termos de eficiência e eficácia nos atendimentos. Assim, a cooperação perpassa diversos momentos do serviço: na entrada de um novo colega e sua familiarização com a atividade; durante as ações de rua; nos momentos de espera pelas ocorrências e em situações de informalidade. Os profissionais criam vínculos que ultrapassam o local de trabalho, considerando seus colegas como uma segunda família. Preocupam-se em dar uma mútua cobertura quando necessário e valorizam o papel de cada um para o sucesso do serviço em geral. Além disso, nos atendimentos, embora exista uma hierarquia, esta tende aliviar suas demarcações rígidas diante de algumas situações, especialmente as de maior gravidade e que exigem mais agilidade. A cooperação também surgiu na informalidade, nos momentos de descanso, onde os profissionais trocam conhecimentos e confidências, fazem escolhas e tomam atitudes considerando o bem-estar coletivo. Fica evidente, portanto que a cooperação permeia o SAMU em sua globalidade e que ela é de fato a base do serviço. Com os resultados encontrados, espera-se contribuir para a produção de conhecimentos sobre a cooperação, seu papel na saúde mental dos trabalhadores, os benefícios para o trabalho e para a organização SAMU.
Presidente - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO