PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: SIMONE SALVIANO ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SIMONE SALVIANO ALVES
DATA: 26/10/2018
LOCAL: Sala 01 do PPgPS
TÍTULO: ESTILOS DE SOCIALIZAÇÃO PARENTAL MATERNA E AJUSTAMENTO PSICOSSOCIAL: AUTOCONCEITO, AUTOESTIMA, EMPATIA E PERDÃO.
PALAVRAS-CHAVES: socialização materna; ajustamento psicossocial, perdão.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia do Desenvolvimento Humano
ESPECIALIDADE: Desenvolvimento Social e da Personalidade
RESUMO: Esta tese analisou as relacoes entre os estilos de socializacao materna e o ajustamento psicossocial no tocante ao autoconceito, autoestima, empatia e o perdao. Para tanto, foram realizados dois estudos empiricos. No primeiro estudo perguntou-se quais estilos de socializacao materna mais favoreciam o autoconceito e a autoestima? Contou-se com uma amostra de 211 universitarios com idade media de 22,8 anos (DP = 6,5) sendo 81,5% do sexo feminino e 18,5% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram: escala de Socializacao Parental – ESPA29materna; escala Multidimensional de Autoconceito – AF5; e a escala de Autoestima de Rosenberg. Os dados foram analisados por meio do Statistical Package for Social Science for Windows - SPSS versao 20. Os resultados mostraram que 30,3% dos participantes perceberam-se socializados pelo estilo Autoritativo, assim como pelo estilo Negligente que tambem chegou a 30,3%. O estilo Indulgente foi percebido por 19,9%, e o Autoritario por 19,5%. Uma Analise de Variancia – ANOVA Oneway evidenciou os estilos Autoritativo e Indulgente como mais favoraveis ao autoconceito e a autoestima. Uma vez obtidos tais resultados, efetuou-se um segundo estudo para analisar o modelo teorico das relacoes entre estilos de socializacao materna, empatia e perdao. Contou-se com uma amostra de 316 universitarios com idade media de 24,2 anos (DP = 7,0) sendo 85,3% do sexo feminino e 14,7% do sexo masculino. Os instrumentos utilizados foram: escala de Socializacao Parental – ESPA29materna; Escala Multidimensional de Reatividade Interpessoal-EMRI; e a Escala de Atitudes para o Perdao-EFI. Os resultados mostraram que 31,60% dos participantes perceberam-se socializados pelo estilo Autoritativo, 31,30% pelo estilo Negligente, 18,70% pelo Indulgente, e 18,40% pelo Autoritario. Foi realizada uma Analise de Variancia – ANOVA Oneway para testar se a empatia e o perdao dependiam dos estilos de socializacao parental materna, como variavel independente. Evidenciou os estilos Autoritativo e Indulgente como mais favoraveis a empatia e ao perdao. Por fim, foi testado o Modelo 1: A socializacao parental materna, pelos estilos Autoritativo e Indulgente, relaciona-se positivamente com a empatia e ambas influenciam positivamente o perdao. A adequabilidade do referido modelo foi calculada e verificada no programa AMOS GRAFICS, atraves de seus indicadores e devidos ajustes nos parametros psicometricos (χ2/gl (0,059/1) = 0,59, p < 0,81; RMR = 0,07; GFI = 1,00; AGFI = 0,99; CFI = 1,00 e RMSEA = 0,00 (0,00-0,09)). Confirmou-se o modelo teorico em foco e a tese que a socializacao pela dimensao aceitacao/implicacao, composta pelos estilos autoritativo e indulgente, motiva a consideracao empatica e a atitude ara o perdao.
Interno - 337973 - ANISIO JOSE DA SILVA ARAUJO
Externo ao Programa - 1995048 - ELOÁ LOSANO DE ABREU