PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: JOYCE HELLEM DELMIRO MARTINS

DISCENTE: JOYCE HELLEM DELMIRO MARTINS
DATA: 01/03/2019
LOCAL: Auditório 1 da Central de Aulas - UFPB
TÍTULO: VIOLÊNCIA EM RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS ENTRE HOMENS
PALAVRAS-CHAVES: Relações intimas; violência; vulnerabilidades
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A violencia em relacoes intimas (VRI) constitui um dos problemas importantes em nosso pais. Nao obstante, a midia e o imaginario social ressaltam apenas casos associados as mulheres em relacionamentos heterossexuais, ou seja, pouco se fala em como a violencia pode se expressar num namoro, noivado ou casamento entre dois homens ou duas mulheres. Partindo deste pressuposto, esta dissertacao tem como objetivo geral compreender a violencia entre homens em relacoes intimas. Parte-se de uma visao psicossociologica que tem como principais nortes teoricos a perspectiva de genero de Pierre Bordieu, a perspectiva da Vulnerabilidade de Ayres e a Teoria das Representacoes Sociais de Moscovici. Esta estruturada em tres artigos/pesquisas complementares em seus objetivos. O primeiro artigo teve como objetivo investigar os conteudos representacionais da midia acerca da violencia entre homens em relacao intima. Realizou-se um levantamento a partir de busca em portais de noticias jornalisticas, publicados em portugues, no intervalo de 2008 a 2018. Apos selecao por meio de criterios de exclusao, analisaram-se 32 artigos. A partir da Classificacao Hierarquica Descendente (CHD) e da Analise Fatorial de Correspondencia (AFC), emergiram cinco Classes discursivas nas quais, de maneira geral, evidencia-se a presenca de um discurso majoritariamente direcionado as formas mais extremas de violencia, delegando ao segundo plano a exposicao de aspectos mais sutis e psicologicos do fenomeno. Alem disso, confirma-se o carater subnotificado do fenomeno. O segundo artigo objetivou investigar o quanto a variavel preditora (VP) heterossexismo internalizado esta associada a variavel criterio (VC) violencia entre casais de homens. Para tanto, utilizou-se: a Escala Revisitada de Resolucao de Taticas de Conflito (CTS2) e a Escala de Homofobia Internalizada (HI), alem de um questionario sociodemografico. A amostra foi costituida por trinta homens ja estao ou ja estiveram em relacionamento amoroso com outro homem, com idades variando de 20 a 50 anos (M= 27,25, DP=7,5). Analisaram-se os escores dos participantes na escala CTS2 para obter dados de prevalencia das diferentes taticas de conflito. Observou-se que a tatica mais utilizada pelos participantes na resolucao dos conflitos e a Negociacao (M=18,73, DP=6,02), seguida da Agressao Psicologica (M=12,44, DP=5,87). Os participantes em media pontuaram alto na subescala Identificacao Publica como Gay (M=32,74, DP=8,93). Nao se verificou associacao entre as escalas, o que pode ser creditado ao tamanho reduzido da amostra. Assim, esse estudo nao possibilita verificar se o heterossexismo internalizado e um previsor da violencia entre casais de homens. Contudo, verificaram-se associacoes entre a identificacao publica como gay e a aceitabilidade moral de ser gay (rho=.636, p<0,01), Aceitabilidade Moral e Percepcao de Estigma (rho=.378, p<0,05), Tempo de relacionamento e Negociacao (rho=.374, p<0,05) Agressao Fisica e Agressao Psicologica (rho=.467, p<0,05), Agressao Psicologica e Coercao Sexual (rho=.593, p<0,05) e Religiosidade e Tempo de Relacionamento (rho=.465, p<0,05). De maneira geral, os dados indicam que a violencia entre homens e um fenomeno muito frequente que pode ser capturado mesmo em amostras pequenas, o que denuncia a urgencia de se trazer visibilidade ao problema. O terceiro artigo teve o objetivo de conhecer as vivencias de homens em relacao intima com outro homem. Foram entrevistados 7 homens gays com idades entre 27 e 40 anos (M= 32,7, DP= 4,7) e o conteudo das entrevistas foi submetido a analise de conteudo proposta por Bardin, que originou cinco grandes categorias tematicas: Vulnerabilidades e Violencias, Apoio Social, Desdobramentos das Experiencias, Construcao da Identidade e Negociacao/Parceria. As analises indicaram que as vivencias dos homens estao frequentemente atravessadas por elementos de violencia dos quais eles sao ora vitimas, ora perpetradores. Em conjunto, os resultados obtidos nesta dissertacao apontam que a violencia nos relacionamentos entre homens se manifesta em niveis elevados e so pode ser compreendida levando-se em conta as especificidades das praticas afetivas que vao alem da heteronormatividade.
Presidente - 1497729 - ANA ALAYDE WERBA SALDANHA PICHELLI
Interno - 1024895 - MARIA DE FATIMA PEREIRA ALBERTO