PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: CLARA LOHANA CARDOSO GUIMARÃES

DISCENTE: CLARA LOHANA CARDOSO GUIMARÃES
DATA: 26/03/2019
LOCAL: SALA 404 B
TÍTULO: EXPLICANDO O PERFIL DO MEDIADOR DE CONFLITOS A PARTIR DA PERSONALIDADE E DOS VALORES HUMANOS
PALAVRAS-CHAVES: Perfil do mediador; Personalidade; Valores humanos.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
RESUMO: Buscou-se explicar o perfil do mediador a partir dos tracos de personalidade mediados pelos valores humanos. Para alcancar tal objetivo, foram realizados tres estudos. O Estudo 1 objetivou elaborar a Escala de Perfil do Mediador de Conflitos (EPMC), reunindo evidencias preliminares de sua validade e precisao. Participaram 248 universitarios, da area de saude, humanas e exatas, com idade media de 26 anos (DP = 7,66), 76,2% mulheres, de universidade publica (72,6%). Responderam a EPM e um questionario sociodemografico. Os resultados da analise fatorial exploratoria, por meio dos criterios HULL, MAP e AP, sugeriram unidimensionalidade do instrumento, o qual apresentou evidencias de validade e precisao favoraveis (α de Cronbach e omega de McDonald = 0,90); o Estudo 2, com a finalidade de testar a estrutura encontrada no Estudo 1, contou com 240 universitarios, distribuidos equitativamente entre os cursos de Direito e Psicologia. A idade media foi de 27 anos (DP = 7,70), 52,1% mulheres e de universidade privada (81,3%). Responderam aos mesmos instrumentos do Estudo 1. Os resultados revelaram parametros psicometricos aceitaveis [X²/gl = 2,07, CFI = 0,92, TLI = 0,91 e RMSEA = 0,07 (IC90% = 0,053 – 0,081), com α de Cronbach e Confiabilidade Composta semelhantes (0,89); e o Estudo 3 pretendeu identificar a relacao entre os tracos de personalidade, as subfuncoes valorativas e o perfil do mediador, verificar a contribuicao dos tracos de personalidade, das subfuncoes valorativas e das variaveis sociodemograficas (curso de graduacao, idade, sexo e tipo de instituicao) na explicacao do perfil do mediador, e, por fim, testar o modelo explicativo do perfil do mediador. Participaram 285 universitarios dos cursos de Direito e Psicologia, compreendidos entre os tres ultimos periodos, com idade media de 27,32 anos (DP = 7,80), 59,3% mulheres, de universidade privada (80,7%), que responderam aos instrumentos do Estudo 1, acrescidos do Inventario dos Cinco Grandes Fatores e do Questionario dos Valores Basicos. Correlacoes de Pearson demonstraram relacao positiva e estatisticamente significativa (p < 0,05) do perfil do mediador com os tracos amabilidade (r = 0,35), abertura a experiencia (r = 0,33), conscienciosidade (r = 0,32) e extroversao (r = 0,21), alem das subfuncoes valorativas suprapessoal (r = 0,27) e interativa (r = 0,24). Posteriormente, foi realizada regressao multipla hierarquica, ficando no passo final um modelo estatisticamente significativo [F(7;644) = 18,28; p < 0,001, R²= 0,24], entrando como variaveis preditoras do perfil do mediador o curso, com as maiores pontuacoes daqueles que cursam Psicologia (β = 0,14; p = 0,01), os tracos de personalidade (conscienciosidade, β = 0,21; p < 0,001; abertura a experiencia, β = 0,20; p < 0,001; e amabilidade, β = 0,18; p = 0,002) e a subfuncao interativa (β = 0,12; p = 0,03). A partir disso, foi testado um modelo de mediacao considerando o perfil do mediador como variavel criterio, tracos de personalidade como variaveis independentes e a subfuncao interativa como mediadora, cujos resultados apresentaram que os tracos conscienciosidade e abertura a experiencia explicam o perfil do mediador de forma direta, independente da subfuncao valorativa. No entanto, mediado pela subfuncao interativa, apenas a amabilidade apresentou resultado significativo. Assim, acredita-se que os tracos de personalidade e os valores humanos configuram-se como variaveis importantes na explicacao da formacao desse perfil, fornecendo dados empiricos que podem facilitar o recrutamento desses profissionais, assim como fomentar estrategias de capacitacao e intervencoes para o aperfeicoamento da atuacao. Em suma, confia-se que os objetivos foram alcancados e que este trabalho contribui com a Psicologia Social, sobretudo na explicacao do perfil do mediador, a partir de uma perspectiva psicologica, ja que a maioria dos estudos acerca da mediacao e constituida na area do Direito.
Presidente - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA