PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

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Banca de DEFESA: ALINE RODRIGUES GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE RODRIGUES GOMES
DATA: 27/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 01 do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
TÍTULO: FORMAÇÃO E ATUAÇÃO EM PSICOLOGIA ESCOLAR: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOS PSICÓLOGAS SOBRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE ORIENTAM SUAS PRÁTICAS EM CONTEXTOS ESCOLARES
PALAVRAS-CHAVES: Psicologia Escolar; Formação profissional; Atuação profissional; Documentos oficiais; Escola pública.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO: O presente estudo e derivado de pesquisas realizadas em contexto local, sobre a formacao e atuacao do psicologo que atua em instituicoes publicas regulares de ensino basico. Diferente da maioria do panorama nacional, na cidade de Joao Pessoa (PB) o psicologo escolar compoe o quadro de profissionais efetivos da rede municipal devido a lei n°8682/98, cenario que possibilita um maior aprofundamento sobre concepcoes e praticas desse profissional em contextos escolares, e impulsiona a proposicao de pesquisas que demarquem o papel desse profissional enquanto mediador de processos de desenvolvimento humano e aprendizado. Para fundamentar as questoes propostas nessa pesquisa foram resgatados estudos de pesquisadores do campo da psicologia escolar educacional contemporanea que defendem uma psicologia escolar critica, ampliada e preventiva. Neste sentido objetiva-se analisar as concepcoes de psicologas escolares sobre sua atuacao nos espacos de educacao, considerando os documentos oficiais que norteiam a sua pratica. Visando responder a esse objetivo foi realizada uma pesquisa documental sobre os documentos oficiais que orientam e regulamentam a atuacao dos psicologos no contexto de educacao local, e aplicado um roteiro de entrevista semiestruturada a 20 psicologas escolares que atuam na rede municipal de ensino de Joao Pessoa-PB. A pesquisa documental teve como base o “Plano de trabalho escolar”, documento que e utilizado pelas psicologas da rede de ensino municipal para orientar a sua atuacao. As informacoes obtidas a partir deste documento foram sistematizadas e analisadas considerando as acoes realizadas pela (o) psicologa(o) escolar em conjunto com a equipe de especialistas; as acoes realizadas especificamente pela(o) psicologa(o) escolar, e as acoes consideradas como funcao do psicologo escolar nao referidas no documento da escola. Os resultados da analise documental relevaram que os documentos analisados descrevem apenas o conjunto de acoes que sao realizadas pela(o) psicologa(o) escolar em conjunto com a equipe de especialistas da escola, mas nao disponibiliza informacoes sobre como se configura a participacao deste profissional, as especificacoes da funcao da(o) psicologa(o) escolar na instituicao ou ate mesmo junto a equipe de especialistas. As entrevistas foram organizadas em categorias que emergiram das perguntas contidas dos roteiros de entrevistas e agrupadas em seis eixos de analise. No que se refere as entrevistas, pode-se identificar que as psicologas entrevistadas compreendem a importancia trabalho do psicologo na educacao, mas ainda sentem dificuldades em demarcar as especificidades do seu trabalho na escola e definir as funcoes, acoes e intervencoes que devem ser realizadas pelo psicologo escolar. Apesar de existirem documentos oficiais de circulacao nacional que orientam e regulamentam a atuacao profissional da (o) psicologa (o) em contexto educacionais, percebeu-se que as psicologas entrevistadas ainda desconhecem a existencia desse tipo de documento. Ainda sobre a questao dos documentos, as psicologas mencionaram utilizar o “Plano de Trabalho Escolar” como documento norteador para sua atuacao na escola, indicando que estas profissionais estao buscam auxilio e recursos para orientar sua atuacao. As psicologas entrevistadas relataram ainda a necessidade de um documento que oriente suas praticas no contexto de educacao local, construido a partir da realidade escolar em que se encontram e que contemple elementos e informacoes que definam as funcoes e atribuicoes especificas da (o) psicologa (o) escolar. Depreende-se do exposto a relevancia da construcao de um documento inspirado na realidade de educacao local que responda as necessidades expressadas pelas profissionais, acao que pode contribuir para auxiliar as psicologas a desenvolver uma atuacao critica que expresse as especificidades do psicologo escolar como agente mediador das relacoes interpessoais na escola e dos processos de ensino-aprendizagem e desenvolvimento humano. Por fim, reafirma-se que a criacao e utilizacao deste documento podem colaborar para impulsionar e ampliar praticas que favorecam processos de ensino e aprendizado, e mobilizar acoes que fortalecam o compromisso etico e politico de psicologas (os) escolares na direcao de praticas que acompanhem e promovam o desenvolvimento humano.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1798749 - FABIOLA DE SOUSA BRAZ AQUINO
Interno - 2483066 - PATRICIA NUNES DA FONSECA
Externo à Instituição - MARIA LIGIA DE AQUINO GOUVEIA