PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAQUELINE GOMES CAVALCANTI

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE GOMES CAVALCANTI
DATA: 29/07/2019
LOCAL: sala de Multimídia do Bloco C
TÍTULO: FATORES DE RISCO PARA O ABUSO DIGITAL NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS DE VÍTIMAS E AGRESSORES: UMA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DO MODELO GERAL DE AGRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Abuso digital, Relacionamentos amorosos, Modelo Geral de Agressão, Representações sociais.
RESUMO: A presente tese buscou conhecer os fatores de risco do abuso digital nos relacionamentos amorosos, tomando por base a Teoria das Representações Sociais e do Modelo Geral de Agressão. Para alcançar tal objetivo, foram delineados 5 estudos. O Estudo 1 objetivou fazer um levantamento de pesquisas empíricas relacionadas ao abuso digital nos relacionamentos amorosos, conhecendo suas prevalências, instrumentos de avaliação e fatores de risco associados. Foram encontrados e analisados 39 artigos referentes aos últimos 10 anos (2008-2018). Os resultados apontaram para uma ampla variação na prevalência desse fenômeno; além de distintas formas de operacionalizá-lo. O Estudo 2 teve como objetivo conhecer evidências de validade fatorial e consistência interna do Questionário de Abuso Digital nos relacionamentos amorosos (QADRA), por meio de análises fatoriais exploratórias. Para isso, contou-se com uma amostra de 215 participantes, com uma idade média de 28,27 (DP= 6,05; amplitude de 18 a 54). O Estudo 3 buscou reunir evidências adicionais de validade (fatorial e convergente) e precisão do QADRA em uma nova amostra, a partir da análise fatorial confirmatória (CFA). Contou-se com uma amostra de 248 participantes, com uma idade média de 27,80 (DP= 6,42; amplitude de 18 a 56). Os resultados apontaram para a estrutura bifatorial como a mais pertinente, sendo observados bons índices de consistência interna. Além disso, o QADRA demonstrou validade convergente através de associações significativas com o abuso presencial nos relacionamentos amorosos (CTS2) e a satisfação global nos relacionamentos. O Estudo 4 buscou apreender as representações sociais (RS) de universitários brasileiros acerca do abuso digital nos relacionamentos amorosos (ADRA). Participaram da pesquisa 447 participantes os quais responderam à Técnica de Associação Livre de Palavras e ao Questionário de Abuso Digital nos Relacionamentos Amorosos (QADRA). Os resultados indicaram que os elementos estruturantes das RS se ancoraram na incerteza relacional contemporânea e na concepção de dominância dentro dos relacionamentos íntimos. Quanto as evocações do núcleo periférico, o ADRA foi ancorado na violação dos direitos à privacidade e nas suas causas e consequências, perpassando aspectos psicoafetivos e sociais. O Estudo 5 objetivou conhecer os efeitos diretos e indiretos da personalidade e violência tradicional entre parceiros íntimos no abuso digital nos relacionamentos amorosos, tomando por base o Modelo Geral de Agressão, tomando por base o Modelo Geral de Agressão. Delineou-se dois modelos: um para perpetração e outro para vitimização. Para isso, contou-se com uma amostra de 356 participantes, com uma idade média de 27,05 (DP= 6,99). No que tange ao modelo de perpetração, os resultados apontaram que traços neuróticos em interação com o envolvimento em perpetração em violência tradicional entre parceiros íntimos (física e psicológica) aumentam o ciúme romântico influenciando, por sua vez, no aumento de comportamentos de controle e monitoramento entre parceiros. Quanto ao modelo de vitimização, não foram encontrados efeitos indiretos, de modo que os dados não foram confirmados.
Presidente - 332067 - MARIA DA PENHA DE LIMA COUTINHO
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL