PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: JAQUELINE GOMES CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAQUELINE GOMES CAVALCANTI
DATA: 29/08/2019
LOCAL: Auditório 1 da Central de Aulas
TÍTULO: ABUSO DIGITAL NOS RELACIONAMENTOS AMOROSOS: UMA PERSPECTIVA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DO MODELO GERAL DE AGRESSÃO
PALAVRAS-CHAVES: Abuso digital, Ciúme romântico, Relacionamentos amorosos, Modelo Geral da Agressão, Representações sociais.
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: A presente tese buscou conhecer os fatores de risco associados ao abuso digital nos relacionamentos amorosos (ADRA), tomando por base a Teoria das Representacoes Sociais e do Modelo Geral da Agressao. Para alcancar tal objetivo, foram delineados 5 estudos. O Estudo 1 objetivou fazer um levantamento de pesquisas empiricas relacionadas ao abuso digital nos relacionamentos amorosos, conhecendo suas prevalencias, instrumentos de avaliacao e fatores de risco associados. Foram encontrados e analisados 39 artigos referentes aos ultimos 10 anos (2008-2018). Os resultados apontaram que esse fenomeno emerge como um fenomeno psicossocial, podendo ser ocasionado por fatores de risco de diversas ordens, tais como: sociodemograficos; relativos ao relacionamento; familiares, psicologicos, relacionados as percepcoes, normas e crencas. O Estudo 2 teve como objetivo conhecer evidencias de validade fatorial e consistencia interna do Questionario de Abuso Digital nos Relacionamentos Amorosos (QADRA), por meio de analises fatoriais exploratorias. Para isso, contou-se com uma amostra de 215 participantes, com uma idade media de 28,27 (DP= 6,05; amplitude de 18 a 54). O Estudo 3 buscou reunir evidencias adicionais de validade (fatorial e convergente) e precisao do QADRA em uma nova amostra, a partir da analise fatorial confirmatoria (AFC). Contou-se com uma amostra de 248 participantes, com uma idade media de 27,80 (DP= 6,42; amplitude de 18 a 56). Os resultados apontaram para a estrutura bifatorial como a mais pertinente, sendo observados bons indices de consistencia interna. Alem disso, o QADRA demonstrou validade convergente atraves de associacoes significativas com a Escala Taticas de Confliros (violencia presencial) e a satisfacao global nos relacionamentos. O Estudo 4 buscou apreender as representacoes sociais (RS) de universitarios brasileiros acerca do abuso digital nos relacionamentos amorosos. Participaram da pesquisa 447 participantes os quais responderam a Tecnica de Associacao Livre de Palavras e ao QADRA. Os resultados indicaram que o ADRA se ancorou na incerteza relacional contemporanea, na concepcao de dominancia dentro dos relacionamentos intimos e na violacao dos direitos a privacidade. Alem disso, os dados revelaram que o "ciume" se apresenta como elemento central e organizador das RS desse fenomeno, motivando acoes virtuais abusivas.O Estudo 5 objetivou conhecer os efeitos diretos e indiretos da personalidade e violencia tradicional entre parceiros intimos no abuso digital nos relacionamentos amorosos, tomando por base o Modelo Geral da Agressao. Delineou-se dois modelos: um para perpetracao e outro para vitimizacao. Para isso, contou-se com uma amostra de 356 participantes, com uma idade media de 27,05 (DP= 6,99). No que tange ao modelo de vitimizacao, nao foram encontrados efeitos indiretos, de modo que os dados nao foram confirmados. Quanto ao modelo de perpetracao, os resultados apontaram que tracos neuroticos em conjunto com o envolvimento em perpetracao em violencia tradicional entre parceiros intimos (fisica e psicologica) aumentam o ciume romantico influenciando, por sua vez, no aumento de comportamentos de controle e monitoramento entre parceiros. Os achados dessa tese apresentam importantes implicacoes empiricas, teoricas e praticas para entender o ADRA, fenomeno ainda pouco explorado.
Interno - 2014467 - CARLOS EDUARDO PIMENTEL
Externo à Instituição - FABRYCIANNE GOLNCALVES COSTA