PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL (PPGPS)

Banca de DEFESA: JULIANE DE SOUSA FERNANDES

DISCENTE: JULIANE DE SOUSA FERNANDES
DATA: 25/03/2014
LOCAL: Sala 508
TÍTULO: A moral do cuidado em profissionais de saúde mental
PALAVRAS-CHAVES: Ética do Cuidado, Saúde Mental, Dilemas Morais
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
SUBÁREA: Psicologia Social
ESPECIALIDADE: Relações Interpessoais
RESUMO: Esse estudo visou verificar os atendimentos nos Centros de Atencao Psicossociais sob o ponto de vista do cuidado com os usuarios. A perspectiva teorica adotada foi a Orientacao Moral do Cuidado de Gilligan (1997/1982). A moral do cuidado e pautada no sentido de manter a responsabilidade pessoal que caracteriza as relacoes interpessoais. Trata-se de uma orientacao em que as questoes do contexto e circunstancias particulares sao encaradas como legitimamente envolvidas na formacao de um juizo moral. Gilligan (1997) define o dominio moral basico em duas orientacoes: (a) uma moral de direitos apoiada no conceito de justica, e (b) a etica do cuidado, apoiada num reconhecimento das necessidades individuais. Essas duas orientacoes morais nao sao especificas para genero, mas pesquisas mostram que a moral do cuidado e mais prevalente nas mulheres. Gilligan (1997) construiu sua tipologia de niveis de cuidado compreendendo tres perspectivas morais, com duas transicoes entre elas. Uma orientacao moral de cuidado reflete a presenca da generosidade e da compaixao. Quem age sob esta perspectiva moral concenfra-se no contexto no qual esta inserido. O objetivo geral deste estudo foi analisar o pensamento moral do cuidado dos profissionais de saude mental nos Centros de Atencao Psicossocial (CAPS). O metodo deste estudo foi qualitativo e seguiu duas etapas. Na primeira etapa foi construido um Dilema da Vida Profissional (DVP) a partir de um levantamento de conflitos vivenciados por profissionais de um CAPS. Para a realizacao dessa primeira etapa, foi realizado um grupo focal com sete profissionais, sendo solicitado aos participantes que listassem situacoes de conflito vivenciadas no exercicio do cuidado com os usuarios do servico. Os participantes levantaram 13 situacoes geradoras de dilemas no exercicio da profissao. Em seguida, o grupo escolheu entre os 13 dilemas a situacao mais tipica e importante. Foi escolhido o tema a partir do qual foi construido o Dilema da Vida Profissional. A segunda etapa correspondeu em enfrevistar profissionais de 03 CAPS na cidade de Joao Pessoa. Participaram do estudo 17 profissionais de nivel medio e superior com idades entre 25 a 59 anos (M = 40 anos; DP = 10,6), 02 homens e 15 mulheres. Os instrumentos foram um questionario sociodemografico; o DVP e a Entrevista da Etica do Cuidado. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas por cinco juizes em seu conteudo segundo Bardin (2010), de acordo com categorias descritas por Gilligan (1997; Skoe, 1993). Posteriormente, as respostas foram analisadas individualmente por cada juiz e, em seguida, discutidas coletivamente a fim de obter 80% de concordancia no minimo. Os resultados mostraram que nenhum participante esta situado no nivel 1,0 (cuidado pelo Self), 3 (17,6%) no nivel 1,5 (transicao da sobrevivencia para a responsabilidade), 7 (41,25%) no nivel 2,0 (cuidado pelo outro), 6 (35,3%) no nivel 2,5 (transicao da bondade para a honestidade) e I (5,9%) no nivel 3,0 (cuidado etico). Convem ressaltar que a maioria (76,55%) dos participantes opera entre os niveis 2,0 e 2,5 do cuidado etico.
Presidente - 1520147 - JULIO RIQUE NETO
Interno - 1543226 - PAULO CESAR ZAMBRONI DE SOUZA